Parabéns! O seu bebé já nasceu e agora é a mãe mais orgulhosa que se pode ser.
Provavelmente, já descobriu que o seu maravilhoso bebé não traz consigo um livro de instruções e pode sentir-se um pouco perdida no meio de tantas solicitações e cuidados.
Não há soluções fáceis nem receitas milagrosas que funcionam com todos os bebés. Cada bebé é único e uma estratégia que resulta lindamente com o bebé de uma amiga pode não resultar com o seu. Não se preocupe. Em breve aprenderá a reconhecer todas as suas necessidades e, quase instintivamente, vai saber como as satisfazer.
A informação que tem sobre as fases do desenvolvimento do bebé, os conselhos especializados de médicos ou enfermeiros que contactaram consigo na gravidez e no pós-parto, a ligação emocional que a une ao seu bebé e as experiências que vão viver em conjunto vão facilitar imenso esse conhecimento reciproco.
A nova vida com o seu bebé
Confie no seu instinto
Cuidar, mimar, consolar, alimentar, acalmar, … Os cuidados que dedicamos aos bebés nunca são demais. Não se preocupe porque não vai estar a criar uma criança mimada e sujeita a birras.
Ser amado, estar confortável e seguro são sensações que nunca vão prejudicar o desenvolvimento afetivo ou alimentar comportamentos errados da criança. O mimo, o colo e o afeto nunca são demais.
Dê tempo e seja paciente consigo
Ninguém nasce ensinado a ser mãe/pai. Por muito que se preocupe e pense sobre as suas opções, vai achar sempre que pode fazer melhor. E ter dúvidas. Muitas dúvidas. Em todas as fases da vida do seu filho. Agora é só o começo.
Permita-se tempo para conhecer o seu bebé e para se ajustar à sua nova vida. Ambos precisam de tempo e de espaço para se conhecerem mutuamente. Gradualmente, vão conseguir comunicar um com o outro e aprender a ouvir-se.
Aceite ou peça ajuda
Você não precisa de ser a super mulher. E não há problema se não conseguir responder a todas as solicitações. O tempo não estica e é necessário definir muito bem as prioridades. Depois de o fazer, tudo se torna muito mais simples e claro.
Se precisar de ajuda peça-a. A familiares ou a amigos. Se está à espera de uma visita e precisa de fraldas, ligue e peça o favor de passar no supermercado. Use e abuse do take-away. Não tente fazer tudo sozinha. Isso não é humanamente possível e pode esgotá-la rapidamente deixando-a sem forças para o essencial: cuidar de si e do seu bebé.
Envolva o seu companheiro
O apoio do companheiro é fundamental para resistir aos primeiros meses com o bebé. Se ambos estão cansados, façam escalas durante a noite. Um levanta-se às 2h e outro às 5h. Pode tirar o leite e deixar preparado o biberão sem ter necessidade de acordar e de se levantar para dar de mamar.
Lembre-se que este ritmo é passageiro e, apesar de muitos bebés precisarem de alguns meses para conseguir dormir várias horas consecutivas à noite, os primeiros 3 meses são os mais complicados.
Sai de casa todos os dias, nem que seja por períodos breves
Viver focada no bebé, nas suas rotinas e necessidades pode ser avassalador. Não ter tempo para cuidar de si, estar sozinha, tomar um café com uma amiga ou fazer alguma atividade que lhe dê prazer e a ajude a relaxar rapidamente a deixará esgotada e sem paciência. Para conseguir cuidar temos, necessariamente, que cuidar de nós e encontrar um equilíbrio.
Não complique e deixe-se levar pelo momento
Não adianta tentar controlar tudo. Inevitavelmente, alguma coisa fica por fazer ou não corre tão bem como gostaríamos. Antes do bebé nascer, provavelmente, tinha tudo controlado. As rotinas de outro eventual filho, as compras feitas para as refeições, a roupa limpa e arrumada, as contas pagas, a casa em ordem, …
Prepare-se para o melhor e para o pior. Haverá dias (e noites!) tranquilos e outros nem tanto. Aproveite para descansar sempre que o bebé dormir e, nos primeiros tempos, ajuste a sua rotina à dele.
Não se esqueça que o seu corpo acabou de gerar um bebé
Não são é só a sua vida que está “virada de pernas para o ar“. O seu corpo também. Novas mudanças hormonais podem deixá-la ainda mais cansada e com um humor oscilante.
Pode não estar feliz com o seu corpo, sentir dor devido ao parto, ter o peito dorido ou ferido pela amamentação,… Cuide com carinho de si.
Não se esqueça que, nas primeiras semanas de vida, você é o elo de ligação do bebé ao exterior. Ele conta consigo para tudo: para comer, para estar aconchegado, para aprender a dormir, para se acalmar, para se adaptar a um mundo totalmente desconhecido e hostil.
A casa pode estar desarrumada, pode não ter o corpo perfeito, pode estar constantemente em estado de alerta mas é MÃE e essa é a melhor sensação do mundo. Desfrute-a intensamente!