Período pós-parto
O período pós-parto começa imediatamente após o parto e contínua por seis semanas após o parto. Este período de tempo, também designado como puerpério, caracteriza-se pela adaptação materna ao seu bebé e pela gradual normalização das funções do corpo para valores anteriores à gravidez.
Período peri-parto
O período peri-parto é definido como desde o último mês de gravidez até cinco meses após o parto.
Durante o período peri-parto, o corpo da mãe retorna gradualmente à sua condição anterior à gravidez. A amamentação, os cuidados com a dieta e o exercício físico ajudam a mulher a recuperar da gravidez ao mesmo tempo que normaliza os valores hormonais.
Ao longo dos primeiros meses após o parto, muitas alterações irão ocorrer no seu corpo:
Involução do útero: após a expulsão da placenta o útero contrai-se até regressar ao tamanho normal, processo que dura aproximadamente 10 dias.
Cólicas abdominais: durante o período de involução uterina, poderá sentir uma dor tipo cólica na parte inferior da barriga, especialmente, quando amamenta.
Seios: nos últimos meses da gravidez, o peito aumenta de volume e pode começar a segregar colostro, o primeiro leite materno.
Fluxo de sangue via vaginal (lóquios): corrimento vaginal, semelhante à menstruação, constituído por secreções uterinas e vaginais, sangue e revestimento uterino. Dura, em média, de 21 dias mas pode prolongar-se por 2 a 3 meses.
Incontinência urinária: o relaxamento e distensão muscular provocados pela pressão do peso do bebé podem prejudicar a tensão muscular da zona pélvica e estar na origem de perdas involuntária de urina. Os exercícios de Kegel no pós-parto são uma boa ajuda para regularizar esta situação.
Funcionamento do intestino: cerca de 2 semanas após o parto o seu intestino estará a funcionar normalmente.
Região pélvica/períneo: se o seu parto foi normal e houve a necessidade de fazer uma episiotomia (incisão na região perineal para ajudar a expulsar o bebé) é normal que sinta dor e desconforto na zona do corte.
Ferida cirúrgica abdominal: no caso de cesariana, a sutura da pele normalmente cicatriza ao fim de 1 semana e a incisão uterina mais ou menos 6 semanas.
Baby blues: insónias, exaustão física, angústia, diminuição da libido, oscilação entre estados de humor de intensa felicidade e de enorme tristeza ou depressão pós-parto.
Evitar uma nova gravidez: apesar da amamentação, a mulher deve proteger-se de uma nova gravidez indesejada com anticoncecionais.
Consulta de revisão ou do puerpério: realizada entre as 4-6 semanas em caso do parto normal, ou entre os 8-10 dias, em caso de cesariana (na maioria dos casos, esta consulta fica agendada antes de a mãe ter alta da maternidade após o nascimento do bebé).
Bibliografia: CIDES – Ciências da Informação e da Decisão em Saúde – Administração Central do Sistema de Saúde, IP – http://portalcodgdh.min-saude.pt [consultado online em 27 de fevereiro de 2016]