O quarto período do trabalho de parto, também chamado de puerpério imediato, é o momento em que diminui a tensão provocada pelo parto, o bebé está ao seu colo e é realizada uma avaliação da condição física da mãe. O puerpério é o período de tempo que decorre do parto até às seis – oito semanas seguintes.
Puerpério imediato
Logo após o parto, o bebé é colocado no peito da mãe (contacto pele-a-pele) e todo o esforço realizado durante as horas anteriores parece desvanecer-se, apesar do cansaço e do turbilhão de emoções envolvidas no nascimento do bebé.
O puerpério imediato começa após a expulsão (ou dequitadura) da placenta e prolonga-se pela primeira hora após o parto.
Porque é importante a primeira hora após o parto?
Na primeira hora após o parto, o útero continua a contrair-se e os parâmetros vitais da mãe estabilizam. Para garantir que tudo está a decorrer como previsto, são realizadas várias observações:
- Avaliação dos parâmetros vitais (temperatura, pulsação e pressão arterial);
- Avaliação do globo de segurança de Pinard (importante sinal de contração uterina após a expulsão da placenta na 3ª fase do trabalho de parto e que assegura a retração uterina e evita hemorragias);
- Avaliação do risco de hemorragia (palidez acentuada, transpiração excessiva, agitação, tensão baixa, taquicardia, inconsciência);
- Sutura do corte da episiotomia;
- Avaliação do períneo;
- Medidas de controlo da dor;
- Vigilância da evolução de eventuais problemas de saúde crónicos e ajuste de medicação.
O globo de segurança de Pinard é um coágulo de sangue que se forma no útero logo após o parto para ajudar a cicatrizar as pequenas feridas dos vasos sanguíneos que irrigavam a placenta, servindo de tampão a uma eventual hemorragia no ponto onde a placenta estava inserida. Este coágulo é expulso gradualmente nos dias seguintes, pelas próprias contrações uterinas, designando-se por lóquios.
Avaliações antes da alta hospitalar
A duração do internamento da mãe e do bebé depende da avaliação médica. Para garantir que a mãe está a recuperar devidamente, são realizadas avaliações e descartado o risco de complicações:
- Avaliação dos sinais vitais;
- Observação das conjuntivas para o despiste de anemia e icterícia, e inchaços na face e nos membros;
- As mamas para avaliar o estabelecimento da lactação;
- A função da bexiga e intestinos;
- O abdómen para avaliar a involução e sensibilidade do útero;
- O períneo para ver o estado da episiotomia/lacerações, cor, quantidade,
consistência, cheiro dos lóquios e a presença de inflamação ou infeção.
Consulta do puerpério
Antes da alta hospitalar será agendada a consulta do puerpério também conhecida como consulta de revisão do pós-parto. Esta consulta é realizada entre a 4ª e a 6ª semanas a seguir ao parto.
Entenda também como é a recuperação no pós-parto e como aliviar os incómodos pós-parto.