O bebé nasceu e agora os pais preparam-se para receber as visitas. Depois dos telefonemas, mensagens e congratulações através das redes sociais, chegou a hora de as visitas irem a casa para conhecerem pessoalmente o bebé.
Para que a visita seja agradável para todos, especialmente para o bebé, deixamos algumas dicas do que toca às boas maneiras nas visitas ao recém-nascido.
Lavar as mãos
Antes de tocar no bebé ou de pedir para lhe pegar ao colo, lave bem as mãos. É certo que acabou de chegar a casa, não tocou em nada de especial durante o caminho, não fuma nem pôs perfume, acredita que o contacto com os germes reforça as defesas naturais do bebé, mas, na verdade, nada disso importa.
Para que os pais se sintam confortáveis e não tenham que lho dizer diretamente, o melhor é, antes de tocar no rosto ou nas mãos do recém-nascido, informar os pais que vai lavar as mãos.
Não levar as crianças
Nas primeiras visitas, evite levar o(s) seu(s) filho(s). Para os pais de um recém-nascido, basta um espirro perto do bebé para se gerar o verdadeiro pânico.
É certo que as crianças pequenas adoram bebés, mas também é verdade que mexem em todo o lado e que carregam uma série de germes consigo, particularmente ao fim do dia e ainda mais se frequentam a creche ou a pré-escola.
Se tiver mesmo que levar o seu filho, diga-lhe que não deve tocar no bebé. Ele ainda é muito frágil e não vai querer ser responsável por alguma complicação de saúde. Haverá muito tempo para o fazer quando for maiorzinho.
Não se fazer acompanhar com desconhecidos
Se não estiver sozinho e naquele dia é que lhe dava mesmo jeito passar lá por casa para ver o bebé, evite fazê-lo se estiver acompanhado por uma pessoa desconhecida dos pais.
É natural que se sintam pouco à vontade, especialmente se a casa não estiver tão bem como gostariam ou se tiverem uma personalidade mais reservada. Não faça visitas sem avisar primeiro.
Não criticar nem dar conselhos “bem-intencionados”
Evite dar aqueles conselhos e sugestões que considera inofensivos e bastante úteis, mas que podem provocar alguma preocupação ou constrangimento nos pais.
Os pais chegaram há pouco tempo a casa da maternidade, ainda estão em processo de adaptação, a criar as suas próprias regras e rotinas e a conhecer o bebé e, por isso, dispensam bem os conselhos alheios. Assim, guarde os pensamentos para si e manifeste a sua opinião apenas se solicitada.
Não tentar adivinhar o sexo do bebé
Os recém-nascidos parecem todos iguais. Dificilmente se consegue perceber se é um menino ou uma menina.
Nenhuma mãe gostará de ver a sua filha descrita como um “Que lindo rapaz. É mesmo a cara do pai!” nem o seu filho como “Que linda princesa!”. Na dúvida diga algo inócuo como por exemplo “Que lindo bebé!”
Pode parecer-lhe um cliché, mas eles existem por algum motivo.
Não contar histórias deprimentes
Claro que as experiências com o parto e com os primeiros meses com um bebé variam de casal para casal. Nenhuma mãe gosta de ser bombardeada com experiências negativas dos outros pais, episódios de doenças infantis ou de noites mal dormidas que resultam em olheiras até aos joelhos durante meses.
É que problemas todos temos e os pais já estão suficientemente ansiosos com o novo bebé para terem que lidar com cenários aterrorizadores. Guarde essas memórias assustadoras só para si e deixe uma imagem positiva da sua visita.
Não ser intrusivo
Abstenha-se de fazer perguntas inoportunas como “Dás de mamar?”; “O teu marido deixa-te dormir e levanta-se à noite para acalmar o bebé?”; “Usas esta marca de fraldas!?”.
Ora, questões como estas são desnecessárias e pode correr o sério risco de serem interpretadas como críticas ou ofensas e provocar um grande mal-estar nos pais.
Sair em beleza
Você é uma pessoa super descomplexada que sempre deu de mamar em qualquer lado, sem constrangimentos de maior. Ainda assim, nem todas somos iguais.
Se o bebé está cansado, se está a dormir ou está na hora de comer, não espere pelo sinal dos pais para sair. Haverá outras oportunidades para estar com o bebé.