A acne neonatal é uma inflamação da pele que pode surgir entre as 3 – 4 semanas de vida e que, na maioria dos casos, desaparece espontaneamente até ao 6º mês de vida.
Acne neonatal
O que é a acne?
A acne é uma doença da pele na qual os folículos pilosos apresentam excesso de gordura e células da pele mortas.
O que é a acne neonatal?
A acne neonatal caracteriza-se pelo aparecimento de lesões como borbulhas e pontos de gordura, de cabeça branca ou negra, que resultam do preenchimento dos folículos pilosos por gordura, células e bactérias.
Quando o folículo piloso infeta, as lesões ficam mais salientes, vermelhas e dolorosas. Por este motivo, as borbulhas e os pontos nunca devem espremidos.
As lesões podem aparecer no rosto, principalmente nas bochechas e no queixo, mas também no pescoço ou nas costas do bebé.
Quais são as suas causas?
Não se conhecem ao certo as causas da acne neonatal mas esta condição pode estar relacionada com as hormonas ou com o bloqueamento dos folículos pilosos da pele.
Como a pele do bebé é frágil e sensível, fica mais exposta ao excesso de produção hormonal e aos efeitos das agressões externas.
Alguns bebés podem ficar com restos de estrogénio placentário o que provoca uma alteração hormonal no seu organismo, levando à formação da acne neonatal. À medida que estas hormonas vão desaparecendo da circulação do sangue do bebé, a acne cura gradualmente.
Tratamento da acne neonatal
Na grande maioria dos bebés, a acne neonatal desaparece naturalmente até aos os seis meses, sem necessidade de tratamento.
As borbulhas e os pontos não devem ser espremidos para evitar inflamar e lesionar a pele. Se o aspeto das lesões a preocupar, aconselhe-se com o pediatra para avaliação e eventual tratamento.
Quando procurar ajuda do dermatologista
Quando aparecem bolhas cheias de líquido ou espinhas com pus, no rosto ou em qualquer outra parte do corpo, estas devem ser examinadas por um dermatologista.
Pequenas bolhas cheias de líquido podem ser um sinal de herpes viral. No caso do recém-nascido ou do bebé, a imaturidade do sistema imunológico potencia o contágio e o desenvolvimento de uma infeção viral que exige tratamento médico.
Se a acne neonatal não desaparecer naturalmente após os 6 meses de vida, também é aconselhável procurar ajuda de um especialista para correta avaliação das causas e tratamento adequado.
O tratamento deverá ser decidido pelo médico dermatologista. Nunca coloque uma pomada ou outro produto que não o indicado pelo médico especificamente para o seu bebé.
Cuidar da pele do bebé
A pele do bebé é muito sensível, fina e frágil, requerendo cuidados especiais para se manter saudável e protegida:
- A limpeza excessiva da pele com agentes irritantes pode agravar a acne, sendo suficiente, entre os banhos, uma limpeza suave do rosto do bebé apenas com água morna;
- Não aplique óleo para bebé nas zonas afetadas, seja no rosto ou do corpo do bebé (a gordura presente nos óleos tem propriedades oclusivas que acentua o problema);
- Depois de lavar a cara do bebé, limpe-a suavemente, com pequenos toques, sem esfregar;
- Não aplique qualquer pomada ou outro produto nas lesões a menos que seja indicado pelo pediatra / dermatologista;
- Não esprema as borbulhas;
- Se o bebé estiver visivelmente incomodado, com comichão ou irritado, fale com o médico antes de fazer qualquer tratamento;
- Use produtos especificamente desenvolvidos para a pele do bebé (sem álcool, iodo, sabão, glicerina, sódio lauril sulfato, sódio laureth sulfato, parabenos, entre outros).