A pele do recém-nascido (do nascimento aos 28 dias de vida) é particularmente sensível e vulnerável nas primeiras semanas após o nascimento. A pele macia e delicada do bebé pode ser facilmente agredida por fatores externos como frio, calor, contacto com a roupa ou uso de produtos de limpeza desadequados.
Quando nasce, a pele do bebé está revestida por uma substância esbranquiçada (vernix caseosa) que a protege dentro do ventre, ajuda a manter a temperatura e atua como lubrificante, facilitando a passagem do bebé pelo canal de parto.
Nos primeiros dias após o parto, esta substância gordurosa atua temporariamente como uma camada protetora contra as variações de temperatura do mundo exterior. Também tem um papel de barreira contra ligeiras infeções que resultam do contacto da pele com os microorganismos do exterior.
Pequenas imperfeições iniciais da pele do recém-nascido
A pele do recém-nascido pode mostrar sinais que resultam da experiência do parto e que desaparecem pouco tempo depois. Estes incluem marcas vermelhas na cabeça e no pescoço, que são pequenos vasos sanguineos visíveis através da pele fina do bebé.
Também podem ocorrer manchas vermelhas, comichão e descamação. A pele do corpo do bebé também pode parecer mais vermelha em algumas partes do corpo enquanto outras são mais pálidas. Esta reação não tem consequências para a saúde e bem-estar do recém-nascido e é causada no diâmetro dos vasos sanguíneos. Manchas vermelhas na pele também são comuns devido à imaturidade do sistema circulatório do bebé.
Cuidados essenciais com a pele do seu bebé
Nos primeiros 3 anos de vida, a pele é ainda um órgão imaturo e pode ser facilmente agredida por fatores exteriores.
Quando exposta aos elementos externos sem qualquer proteção, a pele seca, frágil e delicada do bebé pode desidratar facilmente e tornar-se ainda mais suscetível a secura, prurido, irritação, infeção ou vermelhão.
A utilização de cremes, loções ou pomadas emolientes, específicos e adequados à pele frágil e imatura do bebé, deve fazer parte dos cuidados e dos hábitos de higiene quotidianos do recém-nascido. Ao mesmo tempo que aumentam as defesas da pele contra as agressões externas, ajudam-na a manter-se saudável e hidratada.
Após o banho, a pele deve ser limpa muito delicadamente, com leves pressões da toalha, e aplicado um creme com uma massagem suave e com a pele ainda ligeiramente húmida, para aumentar a sua eficácia e proteção.