O bebé nasce com uma série de reações automáticas induzidas por diferentes estimulações que se crê que o ajudem nas suas necessidades básicas. A grande parte destes reflexos precoces e automáticos desaparecem gradualmente nos primeiros 6 meses de vida.
Nas consultas do seu bebé, o pediatra irá testar alguns dos reflexos que ajudam a avaliar a postura e motricidade motora e a diagnosticar eventuais atrasos do desenvolvimento.
O exame do recém-nascido deve ser realizado quando ele está desperto, calmo, ativo e tranquilo.
Os reflexos do bebé
Reflexo de Moro
Também conhecido como reflexo de estremecimento ou reflexo de alarme, é desencadeado por ruídos fortes ou movimentos súbitos.
O bebé estica subitamente e em simetria os braços, com as mãos abertas e com os dedos esticados. Passado o episódio, fecha as mãos e coloca os braços no peito. O reflexo de Moro desaparece por volta do 4º/6º mês de vida.
Reflexo tónico assimétrico
Com o bebé deitado de costas para baixo, provoca-se lentamente a rotação forçada da cabeça para um e outro lado mantendo a cabeça 20 a 30 segundos em posição lateral.
O bebé estende o braço e a perna do lado para onde roda a cabeça. Este reflexo desaparece por volta dos 2/4 meses de idade. A ausência deste reflexo não é patológica.
Reflexo da palma das mãos e planta dos pés (grasping palmar/plantar)
Quando se coloca um objeto na palma da mão ou se pressiona a base dos dedos, o bebé dobra-os. Se estimular a face dorsal da mão, o bebé relaxa os dedos.
Desaparece por volta dos 4-5 meses de idade quando o reflexo das palmas das mãos se transforma num aperto intencional.
Reflexo de Gallant
Quando se segura o bebé pela barriga e se estimula a parte lateral do tronco, ele curva o tronco e bacia desse lado. Esta reação existe mesmo nos grandes prematuros e desaparece no segundo semestre.
Reflexo de sucção
O estímulo de sucção é fundamental para a amamentação e está presente desde o nascimento até aos 12 meses de idade. Se reparar, o bebé chucha tudo o que lhe põem na boca, o mamilo, a tetina do biberão ou a chupeta.
O bebé poderá chupar os próprios os dedos, a ponta de uma fralda ou o seu boneco preferido.
Reflexo de enraizamento
Este reflexo ocorre quando se faz cócegas ao lado do queixo do bebé e ele se vira na direção da pessoa para chuchar no seu dedo. Este reflexo ajuda o bebé a encontrar o alimento. Fazer cócegas no lábio do bebé pode encorajá-lo a alimentar-se.
Reflexo de marcha automática
Também chamado de reflexo de andar, ocorre quando se segura no bebé por baixo dos braços e se coloca a planta do pé em contacto com uma superfície e dura o que leva o bebé a fazer um movimento de flexão da perna.
O reflexo de marcha automática está presente no nascimento e desaparece por volta dos 3 meses de idade.
Reflexo de mergulho
Quando o bebé é colocado debaixo de água por um instante, os pulmões fecham-se automaticamente e o bebé consegue nadar.