Uma fina camada de penugem
Alguns bebés podem nascer com uma pequena penugem que cobre lhes cobre o corpo, inclusive, a cabeça.
Durante a gestação o corpo dos bebés reveste-se com uma fina camada de pelo, chamado lanugo. Estes pelos têm o objetivo de regular a temperatura do corpo e proteger a pele do ambiente húmido, já que está em contacto permanente com o líquido amniótico.
Este pelo vai caindo durante as primeiras semanas de vida. Se o bebé tiver nascido sem pelo, esse terá caído ainda dentro do útero.
Esta queda deve-se ao facto de o bebé deixar de receber hormonas através do cordão umbilical. Não existe uma idade exata para os pelos começarem a cair mas, geralmente, acontece nos primeiros dias após o parto ou até aos 3 meses de vida.
Cuidar do cabelo do recém-nascido
A perda do pelo é um processo natural e, por isso, não se deve forçar a queda. Os pelos acabaram por cair sozinhos ao longo do tempo.
Também não há necessidade de usar champoo nos bebés mais pequenos. O gel de banho, dissolvido num pouco de água na concha da mão, é adequado para fazer a higiene do couro cabeludo.
Utilize produtos com pH neutro, formulados especialmente para a pele delicada dos bebés. Não precisa de usar produtos diferentes para lavar a cabeça e o corpo. É muito mais prático optar por um que sirva para lavar todo o bebé.
A cabeça, deve ser lavada docemente para não arranhar a pele frágil do bebé. Uma pequena quantidade de produto é suficiente para lavar corretamente a cabeça. O uso excessivo de produtos cosméticos, mesmo os indicados para a pele do bebé, pode deixá-la fragilizada.
Peladas e falhas no cabelo
O cabelo também pode cair de forma desigual e o bebé ficar com pequenas “carecas“. Isso pode acontecer quando o bebé dorme virado mais para um lado do que para o outro. Muitos têm uma “pelada” atrás da cabeça por estarem muito tempo deitado de costas. É uma situação perfeitamente normal.
Depois de cair toda a penugem, começa a nascer o verdadeiro cabelo, entre os 6 meses aos 18 meses. Nesta fase, o cabelo começa a ganhar uma estrutura idêntica à dos pais uma vez que é uma característica genética.
Contudo, esta estrutura vai-se alterando ao longo dos anos. Uma criança de 3 anos pode ter o cabelo encaracolado e, aos 7 anos, ser liso.
Depois dos 2 anos, a queda do cabelo pode ser sinal de deficiência em vitaminas. Se notar que ficam muitos cabelos na escova quando penteia o seu filho, convém consultar o pediatra.