Até à algum tempo atrás, era costume dar o primeiro banho ao recém-nascido logo após o nascimento. Contudo, hoje em dia, a maioria dos hospitais / maternidades recomendam aguardar entre 8 a 24 horas antes de dar o primeiro banho ao recém-nascido.
A maioria dos bebés nasce com a pele coberta por uma substância esbranquiçada a que se dá o nome de “vernix caseosa” (que significa “verniz cremoso”).
Esta camada de gordura, produzida pelas glândulas sebáceas do feto, deposita-se na pele nos últimos meses da gravidez protegendo-a do contacto permanente com o meio húmido do útero. Mas também tem uma função importante no trabalho de parto onde atua como um lubrificante que facilita a descida do corpo do bebé pelo canal de parto.
Pode ser tentador limpar a pele do recém-nascido. No entanto, existem boas razões para aguardar algum tempo antes de dar o primeiro banho ao seu bebé.
Porquê adiar o primeiro banho do seu bebé?
1. Proteger a pele sensível do recém-nascido
O vernix é um hidratante natural da pele do bebé que a protege do líquido amniótico em que o bebé está mergulhado durante toda a gravidez.
Depois do parto, esta camada de gordura também atua como uma barreira protetora contra a exposição da pele ao ar impedindo-a de secar.
Se o bebé nascer com muitos resíduos, pode limpar-se parte com uma compressa e adiar o banho para mais tarde.
2. Reduzir o risco de infeção
O vernix é constituído por células da pele do bebé e proteínas que previnem infeções bacterianas comuns. No hospital / maternidade, os bebés ficam expostos a certas bactérias e esta camada de gordura atua como uma barreira anti bacteriana natural que protege a pele contra os germes.
- Infeções dos recém-nascidos: sintomas e tratamento
- Perigos escondidos nos beijinhos ao recém-nascido
3. Valorizar a ligação mãe-bebé
Logo após o nascimento, o contacto pele a pele ajuda o bebé a sentir-se seguro. Após 9 meses no seu ventre, o seu bebé sente-se solitário e confuso.
Os primeiros momentos após o nascimento são preciosos para os pais se apresentarem devidamente ao seu bebé e para lhe darem as boas-vindas. A não ser que haja uma emergência médica e o bebé e/ou a mãe precisem de assistência, os primeiros momentos após o parto pertencem aos pais e ao seu bebé. O banho pode esperar.
4. Promover a amamentação precoce
Os bebés que usufruem do contacto pele a pele imediatamente após o nascimento e que não são separados das mães têm mais hipóteses de desfrutar de uma amamentação bem-sucedida. Ajudar as mães a iniciarem o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento é mesmo uma das medidas inscritas na Iniciativa Hospital Amigo dos Bebés.
Se estiverem próximos da mãe, nos 20-30 minutos após o parto, os recém-nascidos começam a procurar instintivamente o peito para se alimentarem. Este comportamento ajuda o seu bebé a lembrar-se como chupar e engolir, o que, na realidade, já fazia dentro do útero.
Promover a amamentação exclusiva ajuda a proteger os bebés contra doenças e a reduzir a taxa de mortalidade. Separar o bebé da mãe depois do nascimento para lhe dar um banho pode interromper esse processo e tornar a amamentação mais difícil tanto para mãe como para o bebé.
5. Ajudar o regular a temperatura corporal
Enquanto o seu bebé está no útero, vive num ambiente morno e aconchegado. Não tem fome ou frio, não se sente inseguro ou desprotegido. Ao nascer, é empurrado para um ambiente hostil com uma temperatura muito inferior à do interior do corpo materno.
Os recém-nascidos não conseguem ajustar a temperatura corporal e ainda não têm uma camada isolante de gordura que os proteja das oscilações de temperatura apesar de passar os últimos meses a acumular gordura sob a pele.
Após o nascimento, o vernix atua como uma camada isoladora que ajuda o recém-nascido a lidar com a descida repentina de temperatura.
Dar banho a um recém-nascido pode fazer com que ele fique frio e precise de usar mais energia e oxigénio para se manter quente.
6. Manter os níveis de açúcar no sangue
As primeiras horas de vida exigem uma enorme capacidade de adaptação do seu bebé. Ele tem que aprender a respirar, a manter o calor, a mamar e a conservar a sua energia uma vez que a placenta deixou de o nutrir.
Dar banho ao recém-nascido pode agravar o stress desta adaptação à vida fora do útero o que desencadeia a queda dos níveis de açúcar no sangue. Os bebés com níveis baixos de açúcar no sangue podem ter dificuldade em amamentar e em conciliar o sono, aspetos vitais para o seu bem-estar e sucesso de adaptação.
Banhar o bebé é um momento muito especial, particularmente o primeiro banho. Provavelmente, o primeiro banho do seu bebé será dado ainda no hospital / maternidade com ajuda dos profissionais.
Aproveite esse momento para esclarecer todas as suas dúvidas para que se possa sentir tranquila quando regressar a casa e tiver que o banhar sozinha.
Saiba como muda o seu corpo nos primeiros dias pós-parto e porque é tão importante para as suas emoções preparar-se para o pós-parto.