Quando nasce, o bebé vem equipado com uma série de reflexos automáticos que lhe permitem adaptar-se e proteger num ambiente novo e hostil. Esses reflexos inatos fazem parte do nosso instinto de sobrevivência.
Os reflexos primitivos são controlados pela região mais antiga do cérebro e representam uma herança de tempos ancestrais. Mais tarde, estas ações são substituidas por outras, controladas pelas zonas mais desenvolvidas do cérebro.
Reflexos do recém-nascido
Reflexo de susto
Quando há um ruído forte e inesperado, o bebé estica o corpo, curva os ombros e move os braços para cima como se tentasse proteger-se. Este reflexo desenvolve-se depois do nascimento e perdura por toda a vida.
Reflexo de Moro
Quando o recém-nascido se sente a cair, lança os braços e abre as mãos, esticando os dedos. Em seguida, os braços aproximam-se. Se as pernas estiverem livres, movimenta-as da mesma forma. Este reflexo manifesta-se quando o bebé se sente inseguro e desprotegido. O reflexo de Moro desaparece entre os 3 e os 6 meses.
Reflexo de agarrar ou reflexo palmar
Quando se faz pressão com o dedo na palma da mão, os dedos dobram-se e agarram firmemente o dedo do adulto. O reflexo de agarrar desaparece por volta dos 6 meses.
Reflexo plantar
Quando se acaricia a planta do pé, do calcanhar aos dedos do pé, o bebé estica os dedos e dobra o pé para dentro. Entre os 6 e os 18 meses, o bebé passa a comportar-se como um adulto, enrolando os dedos do pé para baixo.
Reflexo de marcha
Quando o bebé é apoiado pelos braços e mantido na vertical, executa um movimento de marcha. O reflexo de marcha desaparece por volta dos 4 meses.
Reflexo de busca
O bebé vira a cabeça para qualquer superfície macia que toque no seu rosto e começa a fazer beiço. Quando a mãe toca na face do bebé, estimula-o para a amamentação.
Reflexo de sucção
O reflexo de sucção está presente mesmo antes de o bebé nascer. Após o nascimento, a ação é estimulada quando se toca o palato da boca do bebé. Este reflexo permite que o bebé agarre o peito de forma adequada para se alimentar. Entre os 2 e os 4 meses, este reflexo dá lugar à ação voluntária de mamar.
Reflexo de esgrimista ou reflexo tónico-cervical
Quando se deita o bebé de barriga para cima, roda a cabeça para o lado, esticando o braço e a perna desse lado, enquanto encolhe os membros do lado oposto. Este reflexo desaparece por volta dos 4 meses.