Alguns sinais do recém-nascido podem deixar os pais alarmados. Contudo, na maior parte dos casos, os sinais e pequenas deformações do recém-nascido desaparecem algumas semanas após o nascimento ou requerem uma intervenção clínica menor e, sobretudo, por motivos estéticos.
Conheça algumas curiosidades e sinais do recém-nascido que, apesar de raros, não têm implicações para a saúde e bem-estar do bebé.
15 Curiosidades e sinais do recém-nascido
1. Orelhas despegadas, lisas ou pregueadas
As orelhas, constituídas por cartilagem, têm a aparência de uma concha. No recém-nascido, a cartilagem é mais mole e muitas orelhas, por estarem mais afastadas da cabeça, dobram-se com facilidade.
Neste caso, não muito a fazer para além de esperar que a cartilagem endureça com o crescimento da criança. As orelhas também podem parecer mais lisas ou com pregas. Normalmente, estas características são hereditárias.
2. Mamilos extra
A maioria dos bebés nasce com dois mamilos mas, por vezes, pode haver mamilos extra, situação conhecida como “politelia”. O desenvolvimento destes mamilos, que parecem pequenos sinais, deve-se à regressão incompleta de um ou mais dos mamilos embrionários.
3. Dedos curvados ou unidos
Alguns bebés nascem com os dedos das mãos ou dos pés com os dedos curvados (clinodactilia) ou unidos (sindactilia). A situação mais comum é a união parcial dos segundo e terceiro dedos dos pés. Estas alterações podem ser hereditárias e exigir ou não correção cirúrgica dependendo da severidade da inclinação ou do encavalitamento dos dedos.
4. Mancha mongólica
A mancha mongólica ou mancha étnica afeta, sobretudo, bebés de raça negra, asiáticos e hispânicos. Estas manchas têm um aspeto cinzento-azulado e localizam-se, habitualmente, no fundo das costas mas também podem aparecer noutras zonas do corpo como nos braços e nas pernas.
Como são marcas de nascença inofensivas e benignas e não representam qualquer tipo de risco para a condição de saúde do bebé, não necessitam de tratamento. Normalmente, as manchas desvanecem-se ao longo do tempo e acabam por desaparecer nos primeiros anos de vida.
5. Pele marmoreada
Alguns recém-nascidos podem ter uma pele menos rosada e com um aspeto marmoreado. Por vezes, esta aparência pode dever-se ao frio. Nos bebés mais pequenos, o sistema de regulação da temperatura corporal ainda é imaturo e precisam de estar aconchegados para conseguirem manter-se quentes.
Se estiver aquecido e sem qualquer outro sintoma, poderá não ter qualquer significado, especialmente se a pele apresentar esta característica após o banho ou se o bebé estiver com pouca roupa.
6. Hemangioma
Entre os sinais do recém-nascido encontra-se uma pequena mancha onde são visíveis finos vasos sanguíneos. Também é possível que este tipo de manchas surja nos primeiros dias após o parto.
Muitas vezes, esta mancha acaba por desenvolver um aspeto semelhante ao de uma framboesa à medida que o bebé cresce. Normalmente, a mancha acaba por desaparecer naturalmente sem necessidade de cirurgia para remoção.
7. Manchas de sangue nos olhos
Outro dos sinais do recém-nascido são umas pequenas manchas de sangue (em forma de meia-lua) visíveis na parte branca dos olhos. São pequenas hemorragias com origem nas pressões exercidas durante o trabalho de parto.
O sangue acabará por ser reabsorvido pelo organismo do bebé e esta situação não representa qualquer risco para a saúde do bebé.
8. Olho molhado
Por vezes, o canal lacrimal não está totalmente aberto o que dá origem um olho molhado ou com uma secreção esbranquiçada, cremosa e espessa. Normalmente, a situação resolve-se por si só.
Para ajudar a desobstruir o canal, pode fazer movimentos de compressão com o dedo mínimo no canto do olho do bebé, contra o seu nariz. Estes movimentos devem ser feitos com muita suavidade para não magoar o bebé.
9. Nariz torto
Alguns bebés nascem com o nariz achatado e assimétrico. Geralmente, o nariz recupera sua forma normal algum tempo após o nascimento. A deformação do nariz deve-se à posição do bebé no útero ou à pressão exercida durante o trabalho de parto.
10. Secreção de leite
As hormonas maternas ainda em circulação no corpo do recém-nascido podem fazer com que o bebé segregue algumas gotas de leite. Trata-se de uma situação normal e benigna.
As pequenas tumefações das glândulas mamárias do bebé nunca devem ser espremidas. O bebé deve ser observado pelo médico para evitar uma infeção (mastite do recém-nascido).
11. Umbigo saído
O umbigo saído é normal nas primeiras semanas de vida. O umbigo só adquire a sua forma final algum tempo após a queda do cordão umbilical. Cuidar do coto umbilical ajuda a forma um umbigo mais perfeito e, sobretudo, evita infeções e outras complicações para o bem-estar do bebé.
12. Testículos inchados
Quando se acumula muito líquido num ou em ambos os testículos, estes ficam com um aspeto inchado. Na grande maioria dos casos, este líquido é reabsorvido pelo organismo e a situação resolve-se naturalmente.
13. Testículos não descidos ou testículo subido
Por vezes, os testículos (um ou ambos), não descem para as respetivas bolsas escrotais, situação conhecida por “criptorquidismo“. Por norma, por volta da 23ª semana da gravidez, os testículos iniciam a sua lenta descida do abdómen, local onde se desenvolvem, para o escroto, permanecendo no canal inguinal até ao 9º mês da gestação.
Na maior parte dos casos, o testículo desce até ao 4º mês de vida, naturalmente. Estudos demonstraram que os testículos não descem espontaneamente após os 9 meses de vida. Nestes casos, pode ser necessário recorrer a cirurgia corretiva (orquiopexia).
14. Franja himenal
Nas meninas, o hímen fecha parcialmente o orifício externo da vagina. Em algumas bebés, aparece uma pequena prega que parece sair de dentro da vagina. É uma situação comum e que não tem qualquer significado para a sua saúde.
15. Pés tortos
A posição que o bebé adota no útero pode causar uma deformação passageira dos pés que podem estar desviados para fora ou com a metade anterior ligeiramente inclinada para dentro. Desde que não haja rigidez e o movimento não esteja comprometido, os pés acabam por adquirir a posição normal passado algum tempo.
O conteúdo desta página é meramente informativo e educativo, e não foi elaborado para substituir ou modificar as prescrições ou indicações do seu médico ou outro profissional de saúde.