O uso de porta-bebés (babywearing) é uma opção cada vez mais comum pelos seus reconhecidos benefícios: a proximidade física ajuda os pais a compreender as necessidades do bebé, fortalece os laços entre pais e criança, transmite segurança e estimula a amamentação. Saiba o que é e conheça os benefícios do babywearing.
Babywearing: o lugar do bebé é no colo
Para os defensores do babywearing, o uso de porta-bebés é muito mais do que uma forma de transportar o bebé ou a criança. Para além de envolver o bebé proporcionar uma grande proximidade física com os pais / cuidadores, com todas as vantagens que isso traz para ambos, os benefícios apontados ao babywearing são variados.
1. Bebés felizes
Os bebés que são transportados em porta-bebés choram menos. Num estudo publicado na revista Pediatrics, os pesquisadores concluíram que a prática de babywearing durante três horas por dia reduzia o choro infantil em 43% no geral e 54% durante a noite.
2. Bebés saudáveis
Os bebés prematuros e os bebés com necessidades especiais têm, geralmente, sistemas nervosos frágeis. Quando um bebé é envolvido pelo corpo da mãe, fica em sintonia com o seu ritmo respiratório, com o som dos seus batimentos cardíacos e com os movimentos que a mãe faz.
Estes estímulos ajudam o bebé a regular as suas próprias respostas físicas. A pesquisa demonstrou que os bebés prematuros que são tocados e que aconchegados no colo dos pais ganham peso mais rapidamente e são mais saudáveis do que os bebés que não são.
3. Pais confiantes
Saber decifrar as necessidades do bebé e compreender os seus sinais são capacidades fundamentais para a auto-confiança dos pais. Quando os pais entendem o seu bebé, sabem como atuar para o consolar e isso também os deixa mais calmos e confiantes no seu papel de cuidadores.
Manter o bebé por perto, ajuda os pais a conhecê-lo e a identificar os seus sinais. Quando tem fome, aborrecido, com a fralda suja, etc..
Este ciclo de interação positiva entre pais / bebé aprofunda o vínculo mútuo entre pais e filhos e é particularmente benéfico para as mães que estão em risco ou sofrem de depressão pós-parto.
4. Cuidadores carinhosos
Os porta-bebés são excelentes para promover o contacto físico e a interação entre os bebés e quem os transporta. Pais, avós ou outros cuidadores, podem estar muito mais atentos ao bebé e ir com ele para todo o lado.
O bebé está acostumado à sua voz, aos batimentos cardíacos, aos movimentos e expressões faciais, e os dois estão a criar uma relação. Transportar o bebé junto de si permite-lhe confortá-lo, dar-lhe carinho e acariciar o seu corpo de modo muito natural e quase inconsciente.
5. Conforto e conveniência
Com a ajuda de um bom porta-bebés, fica liberta para cuidar e dar atenção a outras crianças, fazer compras, atender às necessidades do bebé no imediato, transportar o bebé em viagem ou em passeio, dedicar-se a pequenas tarefas domésticas, entre tantas outras situações do dia-a-dia.
Os porta-bebés também são adequados para transportar crianças mais velhas. O peso é distribuído pelo seu tronco (poupa os braços e as costas) e chega onde os carrinhos de bebé não chegam (ou chegam com grande dificuldade).