Muito pais perguntam “Com quantas semanas pode o bebé sair de casa?” É sobre esta questão que vamos falar neste artigo, não esquecendo que cada bebé é único e que é fundamental conversar com o pediatra sobre este tipo de dúvidas.
Durante 9 meses, o seu bebé viveu protegido dos agentes infeciosos do meio ambiente e totalmente confortável: temperatura amena, nada de ruídos incomodativos, sem fome. Ao nascer tudo isto muda drasticamente: o recém-nascido é exposto a um ambiente completamente assustador, estranho e hostil.
Por outro lado, o seu sistema imunológico é ainda frágil e imaturo. Por tudo isto, deve ser resguardado em casa nas primeiras semanas de vida.
Reforçar as defesas naturais
O primeiro leite materno, ou colostro, é uma substância rica e generosa em anti-corpos que passam do corpo materno para o bebé. Gradualmente, ele vai reforçando as suas próprias resistências e, em poucos dias, pode sair de casa para passeios breves.
Como cada bebé é único e não existe uma recomendação rigorosa sobre a idade com a qual o recém-nascido (do nascimento aos 28 dias de vida) pode começar a sair de casa, pergunte ao pediatra quando será seguro fazê-lo.
Durante o primeiro mês de vida, caso o bebé não tenha sido vacinado contra a tuberculose (BCG) e a hepatite B (VHB) no hospital / maternidade, terá que sair de casa para as fazer no Centro de Saúde.
As primeiras saídas do recém-nascido
Passeios breves, em locais tranquilos, arejados e com pouca gente.
Escolha um local tranquilo para os primeiros passeios. Sem confusão ou cheios de gente, preferencialmente ao ar livre.
Sair de casa, estar com amigas e dar caminhadas também é um excelente exercício para você. Tem mais um motivo para cuidar de si e quebrar a rotina dos cuidados a tempo inteiro que dedica ao seu bebé.
Com duas semanas de vida, e a partir do momento em que também se sinta bem, pode começar a dar pequenos passeios com o bebé, em locais calmos, com pouca gente e tomando as devidas precauções, uma vez que as defesas do bebé ainda são limitadas.
A partir da segunda semana de vida e desde que também se sinta bem, pode começar a sair com o seu bebé de casa para passeios breves ao ar livre. Se tiver dúvidas ou em situações particulares, aconselhe-se com o seu pediatra.
Preparar o bebé para sair
O bebé deve estar aconchegado e confortável para evitar que apanhe frio ou sinta calor. Pode colocar mais ou menos peças de roupa conforme o estado do tempo e a temperatura ambiente.
Leve uma mantinha de algodão para o caso de se levantar vento ou arrefecer. A cabeça do bebé não deve ser tapada com fraldas ou mantas. O ar deve circular livremente no carrinho de passeio.
Outros cuidados com a saúde do bebé
O principal risco com as saídas são as infeções que o bebé pode apanhar pelo contacto com outras pessoas ou com vírus que afetem as vias respiratórias.
Adote algumas medidas de prevenção: evite que lhe toquem no rosto; não permita beijinhos de estranhos (nunca sabe se estão ou não doentes) ou que lhe peguem ao colo se estiver a dormir. Os recém-nascidos precisam de dormir muitas horas e não devem ser incomodados quando estão a descansar.
Se precisar de ir a algum local mais movimentado, barulhento ou com muita gente, evite levar o bebé consigo. Esta recomendação é válida até aos 4 meses, idade em que o bebé estará mais protegido devido à ação das vacinas e desenvolveu anti-corpos contra certas doenças.
Ainda assim, fale com o pediatra sobre as medidas a tomar para tornar as saídas seguras.