Como deitar um bebé com menos de 2 anos em segurança?
Vários estudos epidemiológicos, incluindo milhares de lactentes, demonstram que a posição mais segura para dormir é em decúbito dorsal. A publicidade a favor da posição de costas para dormir permitiu reduções da mortalidade entre 20 e 67%, sem aumento do número de mortes por aspiração de vómito.
- A posição em decúbito ventral é um fator de risco para a a Síndroma de Morte Súbita do Lactente (SMSL).
- Dormir de lado não é tão seguro como de costas.
O seu filho deve dormir numa cama apropriada!
Até aos 2 anos o bebé deve dormir numa cama de grades, sobre um colchão firme e bem adaptado ao tamanho da cama ou berço, para que não fique qualquer espaço entre o colchão e as grades.
Destape a cabeça e a face do bebé!
Não deve usar almofada e não lhe deve dar fraldas para a mão, e muito menos tapar-lhe a face. A roupa da cama não deve cobrir a cabeça do bebé e não devem ser utilizados cobertores pesados. Assim evita que o bebé fique entalado entre o colchão e a grade ou sufoque.
Evite o sobreaquecimento!
- Para prevenir o sobreaquecimento deve usar o bom senso e adequar a temperatura do quarto, a roupa do bebé e a roupa da cama à estação do ano e ao lugar que habita.
- A temperatura ideal do quarto deverá estar entre 18-21ºC.
- Se o bebé tiver febre deve ser despido (arrefecimento físico).
Não coloque o bebé na sua cama para dormir!
Dormir na cama com o bebé aumenta o risco de SMSL e o risco de asfixia. Este risco aumenta consideravelmente se os adultos que partilham a cama fumarem, estiverem muito cansados, se tomaram medicamentos calmantes ou se ingeriram bebidas alcoólicas. Nunca adormeça no sofá com o seu bebé.
A chupeta pode reduzir o risco de morte súbita!
Ofereça uma chucha ao bebé para dormir mas se ele a rejeitar não force. Se o bebé for amamentado, a chupeta não deve ser oferecida nas primeiras semanas de vida, pois pode prejudicar a adaptação de bebé à mama.
Não fume durante a gravidez. Nem depois!
O risco de SMSL aumenta se a mãe fumou durante a gravidez e se continua a fumar após o parto. Quando o pai também fuma, o risco agrava-se mais.
Respeite os períodos de descanso do seu bebé!
Sabe-se que um recém-nascido ou lactente privado do sono é mais vulnerável, pelo que o seu sono deve ser respeitado.
O bebé acordado pode estar noutras posições!
Quando está acordado pode colocar o bebé de barriga para baixo para brincar.
O seu filho deve dormir sempre de costas!
Leia também
- A posição de dormir do bebé e a síndrome da morte súbita do lactente
- Causas de morte súbita do lactente
- Como reduzir o risco de morte súbita do lactente?
Bibliografia consultada:
- Artigo “A Morte Súbita do Lactente – Como a evitar”. In “Manual para pais de bebés prematuros”, edição 2008, da Seção de Neonatologia da Sociedade Portuguesa de Pediatria.
- Folheto “Como reduzir o risco de SMSL” elaborado em 2009, pela Sociedade Portuguesa de Pediatria e pela Sociedade Portuguesa de Neonatologia.
- Artigo “Prevenção da Morte Súbita” da Sociedade Portuguesa de Pediatria em http://criancaefamilia.spp.pt/gravidez-e-primeiro-ano-de-vida/prevencao-da-morte-subita.aspx.