Como cuidar da pele do bebé no inverno
No inverno, a pele do bebé, muito mais frágil do que a dos adultos, tem uma tendência natural para desidratar e ficar seca com textura áspera. Mas o tempo frio também é um dos fatores que podem desencadear ou agravar os sintomas de pele atópica, mais conhecida como eczema.
Hiper-reativa e sensível, a pele do bebé pode facilmente desenvolver lesões avermelhadas, comichão, ardor, ou descamar, particularmente entre os 3 meses e os 5 anos de idade que se agravam com o tempo frio.
Contundo, com certos cuidados e o uso de produtos adequados, é possível minimizar as agressões provocadas pelo ambiente ou fatores externos (como a poluição atmosférica ou a mudança de temperatura entre ambientes internos / externos) e melhorar a função barreira da pele do seu bebé.
Cuidar com a pele do bebé no inverno
- Hidratar a pele após o banho
No tempo frio, os cuidados com a hidratação irão ajudar ao desenvolvimento das defesas naturais da pele. Uma pele saudável, com boas reservas hídricas, é mais resistente. Aplique o creme / bálsamo em movimentos circulares, massajando suavemente o corpo do bebé, para total absorção. Tenha em atenção as dobrinhas da pele para o produto ficar bem espalhado.
A hidratação da pele do bebé é um cuidado que começa nos primeiros dias de vida.
Como a pele não é toda igual nem reage da mesma forma aos produtos cosméticos, a escolha dos produtos para a higiene do bebé deve ser particularmente cuidadosa nos primeiros anos de vida.
Se o bebé tiver alguma fragilidade cutânea, como pele atópica, o dermatologista saberá aconselhar os melhores produtos a usar.
- Banhos de curta duração e com água morna
A proteção da pele dos bebés e das crianças também passa pela higiene diária da pele.Para além dos produtos dermatológicos adequados, a temperatura da água do banho e a duração do mesmo também pode ressacar e fragilizar a pele.
Idealmente, o banho do bebé deve ser rápido, com pouca loção de lavagem e com água morna. Depois do banho hidratar a pele por rotina.
- Junto à pele, só fibras naturais
A roupa confecionada com fibras naturais é um grande aliado para a saúde da pele porque tem a capacidade de a deixar respirar e de absorver a humidade provocada pela transpiração. A roupa interior deve ser 100% algodão, natural e suave.
Vestir roupas de lã ou de fibras sintéticas junto à pele deve ser de todo evitado. Muitos bebés são alérgicos à lã que pode mesmo causar irritação e deixar o bebé desconfortável e irritadiço.
- Vestir o bebé por camadas
Mesmo no tempo frio, a melhor estratégia para vestir o bebé é por camadas para estar quente e confortável, mas sem sobreaquecer.
Quando os bebés estão demasiado quentes, transpiram mais, o que provoca comichão. O bebé fica desconfortável podendo mesmo chorar e ficar irritado sem motivo aparente.
A retenção da humidade junto à pele pode desidratá-la e dar origem a pequenas bolhas rosadas no rosco, pescoço, tronco e ombros.
Guia para proteger a pele do seu bebé
Para prevenir as complicações que podem surgir no tempo frio, há alguns comportamentos /cuidados a ter em conta:
- Evite expor o bebé a grandes variações de temperatura;
- Use um desumidificador se a casa estiver excessivamente húmida;
- Ventile a casa diariamente (retire o bebé da divisão e previna correntes de ar);
- Evite levar o seu bebé para sítios fechados como centros comerciais;
- Passeie com o seu bebé a meio da manhã ou a meio da tarde quando a temperatura pode ser mais amena;
- Vista o bebé por camadas e tire consoante a necessidade;
- Evite o sobreaquecimento que provoca transpiração, que, por sua vez, causa comichão;
- Dê banhos rápidos e com água morna;
- Use produtos de higiene especialmente desenvolvidos para bebés;
- Após o banho ou higiene, seque bem a pele do bebé sem esfregar e aplique um creme hidratante até total absorção.
Dossier bebé: tudo o que precisa saber
Neste dossier que preparamos para si, encontra a respostas a algumas questões práticas sobre o dia a dia do seu bebé aqui.
.
.