Massagem para estimular o trânsito intestinal do bebé
No respeita à massagem para estimular o trânsito intestinal e o alívio de cólicas no bebé os pais devem efetuar a massagem corporal (onde se inclui a massagem abdominal) diariamente, para que não se instale um quadro agudo de cólicas devido ao acumular de gases no intestino do bebé.
1º Passo – preparar o ambiente e escolher o momento ideal para a massagem
- Retirar anéis, pulseiras, relógios ou qualquer outro objecto que possa magoar o bebé enquanto realiza a massagem.
- Aquecer o ambiente (a temperatura ideal ronda os 24º).
- Usar óleo natural, sem perfume, de preferência óleo de amêndoas doces.
- Realizar a massagem abdominal antes de alimentar o bebé e quando ele estiver o mais relaxado possível.
- Escolher o momento ideal para realizar a massagem. Normalmente após um banho mais/menos demorado, no qual o bebé se sinta confortável e não tenha frio. No entanto, a massagem pode ser efetuada em qualquer momento, desde que bebé não tenha mamado há menos de duas horas e meia ou esteja doente.
2º Passo – a massagem abdominal do bebé
- Deite o bebé de costas numa superfície confortável.
- Converse com o bebé de forma calma enquanto espalha o óleo de amêndoas doces nas suas mãos previamente aquecidas.
- Explique ao seu filho o quer lhe vai fazer e comece por espalhar o óleo na área a massajar. O ideal é que o bebé esteja o mais calmo possível, por isso enquanto um dos pais faz a massagem o outro deve colocar a chupeta e acariciar o bebé na face para que este sossegue.
- Com a palma da mão bem aberta desça desde a base do pescoço até às virilhas de forma repetida (cerca de seis vezes) fazendo uma ligeira pressão. Deixe passar cerca de dois minutos (aproveite para massajar outras áreas do corpo do bebé) e repita este processo mais duas vezes.
- Seguidamente massaje a área abdominal. Com as pontas dos dedos faça uma ligeira pressão na região superior direita do abdómen do seu filho e progrida para o lado esquerdo, sem levantar os dedos desça até à virilha esquerda (ver figura em baixo). Repita este processo seis a oito vezes. Desta forma respeita o percurso normal do trânsito intestinal e estimula a saída de gases e até mesmo de fezes.
- Coloque o seu filho de frente para si e inicie a massagem da esquerda para a direita.
Mime o seu filho. O ideal é, após realizar a massagem abdominal, que causa sempre um certo desconforto devido aos gases existentes a nível intestinal, dar-lhe de mamar ouvindo uma música calma (de preferência que o bebé já conheça) ou simplesmente encosta-lo ao seu peito falando calmamente com ele, deixando-o ouvir o seu coração e a sua respiração, algo que lhe é muito familiar.