Pode ou não dar banho diariamente ao seu bebé. De preferência mantenha a mesma hora para estabelecer uma rotina. A hora do banho varia de bebé para bebé e cedo vai aprender a reconhecer a personalidade do seu bebé. Alguns bebés ficam mais tranquilos à noite e dormem melhor quando tomam banho ao fim do dia. Outros preferem tomar banho de manhã, ao acordar.
Dicas para um banho perfeito e relaxante:
- Prepare o ambiente: a divisão deve estar livre de correntes de ar, mas arejada, com uma temperatura ambiente entre os 36/37º.
- Reúna as condições de segurança: o bebé deve manter-se sempre no raio de visão dos pais e nunca deve ser deixado sozinho junto à zona do banho.
- Preparar o banho: reúna tudo o que vai precisar para ter o que precisa à mão antes de iniciar o banho: toalhitas, termómetro para avaliar a temperatura da água, produtos de higiene, material para desinfetar o coto umbilical, toalha de banho (de preferência com gorro), fralda, roupa (interior e exterior).
- Nunca deixe o bebé/criança sozinho perto de água ou durante o banho, pois basta meio palmo de água, e apenas alguns segundos, para se afogar.
- Verifique a estabilidade de todos os artigos assegurando-se de que não poderão tombar sobre o bebé durante a sua utilização.
Como preparar e dar o banho ao bebé:
- Retire anéis, pulseiras, relógio e suba as mangas. Assim não tem distrações nem incómodos e o contacto de pele com pele permite-lhe manter o bebé mais seguro durante todo o banho.
- Primeiro deite a água fria na banheira e só depois acrescente a água quente. Os bebés pequeninos podem afogar-se num palmo de água. Mantenha-o sempre bem seguro, com a cabeça e costas bem apoiadas.
- Verifique a temperatura da água com um termómetro ou com o pulso, costas da mão ou cotovelo.
- Ao retirar a fralda, se estiver suja, limpe primeiro a zona da fralda com um toalhete para evitar que sujar a água do banho (sempre da frente para trás para evitar sujar a área genital com vestígios de cocó).
- É preciso ter um cuidado especial com a cabeça do bebé; é proporcionalmente muito grande e pesada e os músculos do pescoço ainda não estão totalmente desenvolvidos.
- Começar por lavar as zonas mais limpas do corpo do bebé e só depois passar para a zona da fralda.
- Limpar com o dedo a área em redor dos olhos do bebé, começando da parte de fora para dentro.
- Evite o uso de esponja (que por permanecer húmida entre banhos pode criar bactérias e causar alergias). As mãos são tudo o que precisa para dar banho ao seu bebé. Se preferir, use um toalhete de algodão e lave-o a cada utilização.
- Como a pele do bebé é extremamente sensível e reativa, evite colocar o gel de banho diretamente na pele. Deite uma pequena porção na mão ou no toalhete e faça espuma antes de lavar o bebé.
- Se o seu bebé ainda é muito pequenino, não tenha receio de manipular a zona do cordão umbilical (coto umbilical). É indolor para o bebé e esta zona deve ser muito bem limpa para evitar infeções e desconforto.
- Tenha em atenção às dobrinhas na pele na zona da fralda. Lave esta zona delicadamente, sempre com movimentos de frente para trás (para evitar trazer resíduos de cocó para a área dos genitais).
- Mantenha o bebé firmemente seguro durante todo o banho. Depressa vai encontrar a melhor forma mais confortável de o manter seguro.
- Se possível, passe a pele do bebé por água limpa.
Depois do banho…
- Embrulhe o bebé numa toalha de algodão (de preferência com gorro para aconchegar a cabeça e evitar resfriados). Limpe primeiro a face, depois passe para o corpo, a cabeça e seque bem todas as dobrinhas da pele.
- Deite o bebé numa zona segura para desinfetar o coto umbilical, colocar o creme hidratante no corpo e colocar a fralda.
- Aproveite o banho para fazer uma massagem relaxante no seu bebé. O suave contacto das suas mãos transmitem afeto, segurança e amor ao mesmo tempo que melhora a respiração, favorece o sono e a digestão e estimula o sistema imunitário. Concentre-se neste momento e usufrua da onda de carinho que os envolve.
- Massaje primeiro o creme para o corpo nas suas mãos, para o aquecer ligeiramente, e só depois aplique no corpo do bebé com massagens leves e suaves.
- Numa pele íntegra, sem problemas, irritações ou fissuras, pode usar o mesmo creme para o rosto, corpo e zona da fralda.
- Vista o bebé devagarinho, com cuidado e atenção para não prender a roupa na cabeça e evitar puxões. A roupa do bebé deve ser, sobretudo, simples, cómoda e prática de vestir e usar.
Pequenos gestos: o essencial sobre os cuidados ao bebé: