Sabe o que significa “medrar” ou “medrança”?
“Medrar” ou “medrança” é a forma popular pela qual são conhecidas as pequenas borbulhas avermelhadas e rugosas que aparecem na pele dos recém-nascidos.
Normalmente, as pequenas lesões aparecem no rosto mas também podem afetar a pele das costas e do peito. Podem ainda aparecer uns pontinhos brancos junto ao nariz.
Para os “antigos“, estas borbulhas eram um sinal de que o bebé estava a “medrar”, ou seja, a crescer com saúde, e que as maiores dificuldades da adaptação à vida extra uterina estavam ultrapassadas.
Causas: uma pele imatura
As causas destas borbulhas parecem associar-se à exposição da pele extremamente sensível do bebé ao meio ambiente. Depois de 9 meses protegida, a pele do bebé precisa de amadurecer para se adaptar ao sol, ao vento, às variações de temperatura, ao toque dos tecidos e fibras e a outras agressões externas.
Algumas semanas após o nascimento, a pele do bebé renova-se e pode começar a escamar. A pele hipersensível pode mesmo ficar irritada por reagir de modo excessivo ao contacto com fatores externos, causando reações alérgicas, prurido e descamação (peles atópicas).
Tratamento
O tratamento destas lesões é muito simples e os cuidados aplicam-se a todos os bebés que ao nascer precisam de mimos diários para proteger e reforçar as defesas naturais da pele.
- O rosto deve ser lavado com água tépida (33-34 ºC) e com um produto de limpeza sem sabão.
- Depois de seca com pequenos toques, com uma toalha macia, hidratar com um creme específico para a pele sensível do bebé.
As borbulhas e o vermelhão tendem a desaparecer naturalmente até ao final dos primeiros três meses de vida.