Os problemas de pele nos bebés são muito comuns nos primeiros meses de vida pois a pele é particularmente sensível, fina e reativa às agressões dos fatores ambientais. Como tal, facilmente desenvolve irritações. Conheça quatro problemas comuns na pele do bebé e como os resolver.
A pele do bebé é diferente e requer cuidados diferentes
Quando o bebé nasce, a sua pele vem revestida com uma camada de gordura, conhecida como vernix caseosa). A vernix caseosa é uma substância esbranquiçada com um duplo papel. Primeiro, atua como uma camada isoladora, ajudando o recém-nascido a lidar com a brusca descida de temperatura após o nascimento. Segundo, age como uma barreira protetora contra infeções ligeiras nos primeiros dias de vida.
No entanto, esta gordura desaparece gradualmente da superfície da pele. Por isso, é necessário reforçar as defesas cutâneas preparando-a para se defender dos agentes causadores de infeções e agressões ambientais.
Geralmente, os problemas de pele nos bebés são tratados com cremes e pomadas indicados pelo pediatra. A escolha de produtos de higiene suaves, hipoalergénicos, hidratantes e que respeitem a pele delicada do bebé é igualmente importante. Conheça então as causas e sintomas de 4 problemas de pele comuns nos bebés e como os resolver.
1. Assadura da fralda ou dermatite da fralda
Causas e sintomas
O contacto prolongado com a urina e as fezes, a alergia a cremes ou a produtos usados no banho e na limpeza do bebé são algumas das causas da assadura da fralda. A pele da zona íntima fica irritada e pode apresentar lesões de vermelhidão com pequenas bolhas.
Tratamento
A fralda do bebé deve ser trocada pelo menos a cada 3 horas e sempre que o bebé faz cocó. Para limpar o rabinho e a zona genital escolha um gel de limpeza neutro e um pano macio. Secar muito bem e colocar creme calmante específico para a zona da fralda ou linimento.
2. Acne neonatal
Causas e sintomas
O acne neonatal pode surgir até aos 6 meses de vida. É um dos problemas de pele nos bebés mais frequentes nas primeiras 3 semanas de vida. Manifesta-se na pele através do aparecimento de pequenos pontos brancos.
Tratamento
Os pontos não devem ser espremidos nem rebentados. De também evitar mexer nas lesões com as suas unhas para não as infetar. O uso de um gel de banho neutro pode ajudar a acelerar a cura. Assim, prefira produtos especificamente desenvolvidos para a pele do bebé, sem sulfatos, parabenos, fenoxietanol, álcool, sabão, entre outros.
3. Seborreia ou dermatite seborreica
Causas e sintomas
A seborreia é uma inflamação da pele, provocada pelo aumento de produção de sebo pelas glândulas sebáceas em conjunto com a presença de um fungo. No recém-nascido afeta sobretudo o couro cabeludo, sendo chamada de “crosta láctea”.
Tratamento
O tipo e duração do tratamento varia de acordo com a gravidade dos sintomas. Para a dermatite do couro cabeludo aplicam-se champôs que melhoram a caspa e a oleosidade do cabelo.
4. Candidíase do períneo
Causas e sintomas
A candidíase do períneo é uma infeção provocada por um fungo. A infeção na zona da fralda começa por pequenas pápulas avermelhadas e salientes, acabando por dar origem a grandes zonas de pele avermelhada e dolorosa.
Tratamento
O tratamento é realizado com cremes antifúgicos prescritos pelo dermatologista, várias vezes por dia, sempre que se muda a fralda. A fralda deve ser mudada com frequência e sempre que se suspeita que está suja. A pele da zona da fralda deve ser mantida sempre limpa e seca (veja acima como).