No primeiro ano de vida do seu bebé, irá trocar a fralda muitas vezes – cerca de 6000. Para manter a pele do rabinho saudável e evitar as assaduras, a fralda deve ser trocada com regularidade, sempre que esteja húmida ou suja.
Como trocar a fralda do bebé?
Preparar o local para trocar a fralda
Antes do nascimento do bebé, a preparação do enxoval e do quarto e a compra dos equipamentos para o bebé estão no topo da lista das preocupações dos futuros pais.
O melhor local para mudar a fralda é no muda-fraldas, que pode instalar no wc, no quarto do bebé ou no seu, ou no chão, em cima de uma toalha, especialmente se tem mais do que um bebé. Assim, é mais seguro para os bebés, caso tenha que dar atenção a ambos em simultâneo.
Organização
Os bebés mexem-se muito, e podem facilmente cair do muda-fraldas num piscar de olhos. O bebé nunca deve ficar sozinho, mesmo por alguns segundos. Antes de trocar a fralda, deve estar tudo devidamente preparado para não ter que deixar o bebé.
Os cestos, que permitem guardar o necessário para a troca da fralda, são uma excelente forma de organização. Se se esquecer de alguma coisa que seja mesmo essencial, leve o bebé consigo e nunca o deixe sozinho em cima do muda-fraldas.
Comodidade
Quando pensar no local para a muda da fralda, considere, também, as suas costas. Como vai mudar a fralda muitas vezes, deve evitar estar numa posição que seja inconfortável para si. O mais indicado é uma opção que lhe permita cuidar do seu bebé mantendo as costas direitas, e um local onde tenha liberdade de movimentos e espaço para colocar tudo o que precisa.
Stock de fraldas
Tenha sempre um bom stock de fraldas. Se optar por fraldas de pano, tenha em consideração que vai precisar de tempo para as lavar e secar e que pode precisar de algumas unidades extra. Para ficarem mais macias, faça uma pré-lavagem. Não use amaciadores para evitar alergias.
Nas primeiras semanas de vida, também vai precisar de mais roupa interior em algodão porque o bebé suja-se várias vezes ao dia e pode ser necessário mudar a roupa interior aquando da muda da fralda.
Como trocar a fralda
Antes de cada muda de fralda, lave e desinfete as mãos. Certifique-se que o bebé está numa posição de segurança.
Comece por limpar o excesso de cocó com uma zona limpa da própria fralda – sempre de cima para baixo (ou de frente para trás) para não contaminar os genitais com o cocó (nas meninas e nos meninos). Depois use toalhitas (sem álcool) ou uma toalha embebida em água morna para remover toda a sujidade. Nos meninos, não é necessário puxar a pele do prepúcio para a limpar.
Seque bem a pele do bebé (sem esfregar) antes de colocar a fralda nova. O coto umbilical deve ficar sempre fora da fralda e a fralda bem aconchegada (mas não demasiado apertada) ao corpo do bebé para evitar fugas.
Creme barreira
Se a pele da zona da fralda estiver saudável, sem irritações ou maceramento, não se justifica aplicar creme em todas as mudas. Use uma quantidade mínima de creme. A pele não deve ficar “empapada” mas apenas com uma fina camada protetora.
Não aplique o creme diretamente na pele. Dissolva-o primeiro entre os dedos e espalhe-o com massagens ligeiras. Se a pele estiver irritada, pode usar uma pomada à base de óxido de zinco.
Pele saudável
Para manter a pele do rabinho saudável, a fralda deve ser trocada com regularidade, sempre que esteja húmida ou suja. Quando o bebé tem a pele muito sensível, quando a fralda húmida e suja fica em contacto com a pele por muito tempo, em caso de diarreia, alergia aos produtos sintéticos que compõem a fralda, na toma de antibióticos ou candidíase, a pele fica irritada e com assadura.
A melhor forma de a prevenir é mudar a fralda com frequência e após cada dejeção. Um creme barreira com vitamina A e óxido de zinco também pode ser útil para proteger a pele perante os primeiros sinais de irritação.
No caso de candidíase (pele vermelha, com pequenas bolhas ou feridas) pode ser necessária a aplicação de um creme antifúngico. Fale com o seu pediatra para tratamento adequado.