Acabou de ter um bebé? Prepare-se para os palpites!
Tudo serve para palpites, desde a forma como trata do seu bebé à forma como o pretende educar. Parece que todos sabem como fazer isto ou aquilo ou o que é melhor para o seu filho.
Não se enerve, não vale a pena, não conseguimos mudar o mundo, mas podemos divertir-nos com ele!
Estabeleça regras ainda antes de o bebé nascer. Custa, é verdade, mas é o melhor para todos. As visitas têm que ter regras, porque é fundamental que a mãe descanse e o bebé também. Ele ainda agora nasceu, só quer o seu colinho e muita confusão só o deixa irritado e nervoso.
Mesmo que seja o seu primeiro filho, não se mostre insegura, mantenha a calma, pois o instinto de mãe vai dizer-lhe o que deverá fazer.
Claro que, quando se chega a casa com um bebé nos braços, o sentimento de impotência e medo toma muitas vezes conta de nós. Medo de não sermos boas mães, de acontecer alguma coisa ao bebé, enfim, medos e inseguranças que nunca mais acabam motivados, muitas vezes, pelos comentários das pessoas que a rodeiam, por relatos desconcertantes do pós parto entre outras “pérolas”.
Seja firme, não se preocupe, vai saber tratar do seu bebé, vai saber o que é melhor para ele. Se tiver dúvidas ou se precisar do conselho de alguém deverá falar com o médico que acompanha o seu bebé ou com a enfermeira que a seguiu durante a gravidez. Eles sim, são as pessoas indicadas para a ajudar.
Aproveite os primeiros dias para conhecer o seu bebé, para tratar dele sem conselhos, palpites ou intromissões.
Aproveite para descansar sempre que possível, para ver o seu bebé a dormir… Haverá alguma coisa mais bonita e emocionante do que ver o nosso bebé a dormir? Não!
O nascimento de um filho é um momento único e exclusivo da vida do casal e deve ser vivido com toda a magia, sem pressas, pressões ou constrangimentos externos.