O bebé baba-se muito? Muitos pais, particularmente os de primeira viagem, ficam preocupados quando o bebé se baba muito porque associam o excesso de saliva a alguma doença ou problema na boca.
Contudo, durante o primeiro ano de vida, o bebé pode babar-se bastante sem que isso seja sinal de doença ou complicação de saúde.
O aumento da produção salivar é um acontecimento normal, associado ao desenvolvimento do bebé. O maior cuidado é a renovação frequente da roupa porque o contacto da baba com a pele pode irritar e danificar a pele.
O bebé baba-se muito. Será dentes?
Porque se baba o bebé?
Até aos 3 meses de idade, as glândulas salivares do bebé ainda estão em desenvolvimento o que faz com que segreguem pouca saliva. Depois dessa idade, com a maturação das glândulas salivares, o bebé começa a produzir mais saliva.
Nesta fase, a baba em excesso deve-se à dificuldade que os têm bebés em engolir toda a saliva que produzem. Alguns bebés chegam mesmo a engasgar-se.
Nova alimentação + dentes = baba
Aos seis meses de idade, a vida do bebé sofre uma alteração fundamental. É altura de se fazer a introdução dos alimentos sólidos na sua dieta. Em simultâneo, podem começar a aparecer os primeiros dentes. As gengivas podem inchar (edema), o que causa dor, irritação, aumento da sensibilidade da zona afetada e maior produção de… baba.
Saliva e saúde oral
A saliva tem propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas, reduzindo os efeitos da ação dos ácidos e do açúcar no esmalte dos dentes. Produzida de forma contínua durante todo o dia e em maior quantidade durantes as refeições, a saliva ajuda a manter a boca limpa e saudável.
Como aliviar o desconforto provocado pela erupção dos primeiros dentes?
Cada bebé / criança reage de forma diferente ao nascimento dos dentes. Em caso de dor ou desconforto, o bebé tentará levar à boca tudo o que apanhar para massajar a zona afetada para atenuar a dor.
Para aliviar o desconforto provocado pela erupção dos primeiros dentes, pode usar um disco gelado, embeber uma compressa esterilizada em água fria e aplicá-la na gengiva do bebé ou aplicar um produto específico na zona afetada que pode encontrar em farmácias e parafarmácias.
Para os bebés que já iniciaram a diversificação alimentar pode preparar alimentos para comer à mão. Coza ligeiramente ao vapor e corte em palitos maça, pepino ou cenoura e leve ao frigorífico. Ofereça-os ao bebé bem frescos.
No nosso guia encontra tudo o que precisa de saber sobre o nascimentos dos dentes do seu bebé, veja aqui: Dentes a nascer: sintomas e como aliviar o desconforto