Sabe aquele momento em que olha derretido para o seu bebé? É natural e imediato. Aquelas bochechas carnudas, os olhos brilhantes, o sorrisinho. A verdade é que estamos naturalmente programados para essa conexão. Para aproveitarmos a companhia dos nossos filhos. Ao criarmos uma boa ligação com o nosso bebé estamos a desenvolver uma relação forte para a vida. Deixamos aqui algumas maneiras simples de criar laços com o seu bebé.
Os estudos indicam que a nossa capacidade de amar advém em parte da forma como fomos tratados em bebés. Tal como afeta a nossa capacidade de confiar e resolver conflitos.
Beijar, mimar e acarinhar o seu filho ajuda também a proteger a sua saúde. Deixa-o mais satisfeito, relaxado, com um sono de maior qualidade. Siga a sua intuição e verá que é fácil criar uma conexão natural e imediata. Desfrutem e celebrem os vossos momentos juntos.
Conheça 30 maneiras simples de criar laços com o seu bebé:
- Amamente. Quando amamenta não está apenas a alimentar o seu filho, está a aconchegá-lo ao seu peito. Ele ouve o seu batimento cardíaco e sente o seu cheiro. Fica em contacto com a sua pele. Enquanto nutre o seu filho, tranquiliza-o.
- Olhe o seu filho nos olhos quando o alimenta. Manter o contacto visual reforçará ao seu bebé a imagem de quem é. E do que significa para ele.
- Ofereça uma massagem. Os benefícios da massagem a bebés são extraordinários. Além disso, sentir-se-á uma super-heroína quando vir o prazer no rosto do seu filho.
- Deixe o seu telemóvel de lado. Dê o seu tempo extra ao seu filho.
- Vejam-se ao espelho. O bebé ainda não tem noção do reflexo. Mas olhar para os rostos cria cumplicidade, aproximação.
- Ouça o bater do seu coração. Lembra-se daquele som que ouvia nas ecografias? Tem-no agora ali ao lado, como música. Quando quiser.
- Durma quando ele dorme. Não se aflija por se deitar às 19h, se for o caso. O mais importante é sentir que descansou o suficiente.
- Tenha momentos românticos com o seu companheiro. Apesar da tenra idade, o bebé está atento a tudo. E são laços que se passam.
- Não stresse com o ritmo do bebé. Cada um tem o seu, há que respeitá-lo.
- Seja uma mãe-canguru. É muito importante o contacto da pele.
- Responda ao seu choro. Pegue-o ao colo para que sinta confiança.
- Sinta o seu cheiro. Não há melhor no mundo, sobretudo o cheiro do seu filho.
- Aproveitem tempo juntos quando o bebé adormece no colo. Há tempo antes de o transferir para o berço.
- Faça um desfile de moda com o seu bebé. Vista-o com roupas novas.
- Mantenha um diário com os acontecimentos do primeiro ano do seu filho.
- Tenha um peluche favorito para brincar com o seu bebé.
- Leia para o seu bebé, mudando o tom de voz a cada personagem.
- Respire fundo perante uma crise de choro do seu filho.
- Tenha uma agenda, os bebés são criaturas de hábitos.
- Saia com o seu bebé. Ao zoo, ao café, algures.
- Dê ao seu filho um nome carinhoso. Que só você usa para o tratar.
- Mostre a Beyoncé que há em si e cante para o seu filho.
- Saque do baú as suas fotos de criança. Veja semelhanças entre você e o seu filho. Isso criará uma conexão imediata.
- Quando for altura de inserir os sólidos na alimentação, não stresse. Esqueça a lixeira à volta da mesa. Foque-se na mágica exploração do seu filho.
- Prepare-se para uma explosão de alergia quando vir o seu filho sorrir.
- Esqueça a arrumação perfeita. Pode escolher todos os dias entre arrumar ou ir para o sofá. Prefira ir para o mimo no sofá com o seu filho.
- Fale com o seu filho, o seu novo BFF.
- Brinque com os momentos da mudança de fralda, encontrando termos jocosos.
- Beije muito o seu filho.
Os pais reagem de forma diferente. Há os que se conectam de imediato e outros que entram em pânico. E querem saber como podem estreitar laços. Uma coisa é certa: não existe uma única maneira de se relacionar com o seu filho. Ou uma maneira mais correta. Desde que se sinta feliz e se divirta com o seu filho, ele vai sentir-se seguro e feliz. E os laços irão estreitar-se naturalmente.