Os sintomas do nascimento dos dentes variam de bebé para bebé. Enquanto uns perdem o apetite, levam as mãos à boca, choram e babam-se muito, outros sentem apenas um ligeiro desconforto na gengiva. Saiba como aliviar a dor e o desconforto do nascimento dos primeiros dentinhos do seu bebé.
Quando nascem os dentes do bebé?
O desenvolvimento dos dentes inicia-se quando o bebé ainda está no útero mas, em geral, o primeiro dente aparece por volta dos 6 – 7 meses.
A altura da dentição é influenciada pela genética por isso, se os dentes nascerem mais tarde isso não significa que haja algum atraso no desenvolvimento do bebé. Só se os dentes não tiverem saído após os 12 meses se deve aconselhar com o pediatra.
Em geral as erupções dentárias duram até aos 3 anos de idade, a dentição do bebé inclui 20 dentes: os incisivos, os pré-molares, os molares e os caninos.
Sintomas do nascimento dos primeiros dentinhos
Com o nascimento dos dentes, o bebé pode apresentar vários sintomas tais como:
- choro e irritabilidade
- inflamação da gengiva
- salivação abundante
- dificuldade em dormir e sono agitado
- dermatite da fralda
- diarreia
- febre baixa e passageira
- eczema no anûs e na boca
Como aliviar a dor e o desconforto do nascimentos dos primeiros dentinhos?
Para aliviar o desconforto do bebé experimente:
- Usar um disco gelado para o bebé morder;
- Embeber uma compressa esterilizada em água fria e aplicá-la na gengiva do bebé;
- Usar um produto específico indicado para os desconfortos associados ao nascimento dos primeiros dentes e que não contenha nenhum constituinte nocivo conhecido para o bebé;
- Para os bebés que já iniciaram a diversificação alimentar prepare alimentos para comer à mão. Coza ligeiramente ao vapor, corte em palitos e leve ao frigorífico (maça, pepino, cenoura). Ofereça-os ao seu bebé bem frescos (ver Alimentos para comer à mão).
Será só desconforto do nascimento dos dentes?
O nascimento dos dentes do bebé pode provocar alguma ansiedade aos pais quando ele fica muito queixoso. Apesar de o nascimento dos dentes ser apenas mais uma fase no processo normal do desenvolvimento do bebé, a entrada no infantário ou os alimentos sólidos também podem resultar em infeções ou alergias que provocam mal-estar e justificam as queixas do bebé.
Assim, o nascimento dos dentes é apontado como o grande responsável das oscilações de humor, febre, distúrbios do sono, diarreia ou da perda de apetite do bebé o que pode “mascarar” outras causas que exigem observação médica.
Se o bebé estiver demasiado queixoso, prostrado e não se acalmar quando tenta aliviar o desconforto das gengivas, deve procurar aconselhamento médico.