Quando nascem os primeiros dentes do bebé? O desenvolvimento dos dentes inicia-se quando o bebé ainda está no útero mas, em geral, o primeiro dente aparece por volta dos 6 meses.
A altura da dentição é influenciada pela genética por isso, se os dentes nascerem mais tarde isso não significa que haja algum atraso no desenvolvimento do bebé.
Quando nascem os primeiros dentes do bebé
Entre os 4 e os 9 meses, a maior parte dos bebés começa a ter dentes mas pode acontecer aparecem mais tarde, após os 12 meses de idade.
A erupção precoce ou tardia não está necessariamente relacionada com alguma doença. No entanto, se até aos 12 meses de idade não aparecer qualquer dente, o pediatra poderá pedir para a criança ser observada por um médico dentista.
Em que idade nascem os dentes do bebé?
As idades apresentadas representam médias, podendo os dentes aparecer antes ou depois das idades mencionadas.
Entre os 4 e os 6 meses
Aparece o primeiro dente – um dos incisivos centrais inferiores (a meio da gengiva de baixo).
Entre os 7 e os 11 meses
Aparecem os centrais superiores e os laterais superiores e inferiores incisivos laterais.
Entre os 10 e os 16 meses
Rompem os primeiros molares de leite, ou dentes de mastigação.
Entre os 16 e os 20 meses
Aparecem os caninos, com ação de rasgar os alimentos.
Entre os 2 e os 3 anos
Surgem os segundos molares, completando a dentição de leite (ou decídua), composta por um total de 20 dentes.
Os dentes de leite mantêm-se até aos 6 ou 7 anos, idade em que começam a ser substituídos pela dentição definitiva formada por 32 dentes (8 incisivos, 4 caninos e 8 molares).
O adulto mantém o número de incisivos e caninos mas tem oito pré-molares e 12 molares.
Durante a erupção dos dentes as gengivas do bebé / criança podem ficar inflamadas, o que provoca algum desconforto.
Como aliviar o desconforto provocado pela erupção dos primeiros dentes?
Cada bebé / criança reage de forma diferente ao nascimento dos dentes. Em caso de dor ou desconforto, o bebé tentará levar à boca tudo o que apanhar para massajar a zona afetada para atenuar a dor.
Para aliviar o desconforto provocado pela erupção dos primeiros dentes, pode usar um disco gelado, embeber uma compressa esterilizada em água fria e aplicá-la na gengiva do bebé ou aplicar um produto específico na zona afetada que pode encontrar em farmácias e parafarmácias.
Para os bebés que já iniciaram a diversificação alimentar pode preparar alimentos para comer à mão. Coza ligeiramente ao vapor e corte em palitos maça, pepino ou cenoura e leve ao frigorífico. Ofereça-os ao bebé bem frescos.
No nosso guia encontra tudo o que precisa de saber sobre o nascimentos dos dentes do seu bebé, veja aqui: Dentes a nascer: sintomas e como aliviar o desconforto