Só por volta dos 8-9 anos é que a criança atinge um grau de maturidade que lhe permite movimenta-se com alguma segurança na rua. No entanto, a aprendizagem das regras de conduta na estrada e a forma como o trânsito é gerido deve iniciar-se o mais cedo possível.
Numa fase precoce do desenvolvimento, a criança ainda não tem capacidade para tomar certas decisões ou avaliar as situações corretamente. Uma criança com menos de 8 anos, por exemplo, ainda não consegue distinguir por instinto a direita da esquerda ou estimar o tempo que um carro demora a chegar até si de acordo com a velocidade com que circula, o que limita substancialmente a capacidade de se movimentar em segurança no exterior e tomar uma decisão correta.
Quando andar na rua com o seu filho, aproveite para o ensinar o básico: as cores dos semáforos e o que significam, como caminhar em segurança no passeio e atravessar a rua, a importância de usar sempre o cinto de segurança, entre outros.
1. Ensine a criança a caminhar sempre pelo lado esquerdo da estrada (tenha ou não passeio para peões), de frente para o trânsito. Só assim nos podemos aperceber do que se passa na estrada e reagir a qualquer evento que nos possa colocar em risco.
2. A criança deve caminhar e atravessar a rua sempre de mão dada com o adulto, sempre do lado interior do passeio. Se a criança protestar, não vacile. Qualquer distração pode levar a criança a atravessar a rua num impulso e você não vai conseguir controlar a situação.
3. Observe a saída das crianças da escola. Se verificar algum comportamento de risco ou falta de segurança, alerte os serviços escolares competentes e ensine o seu filho a esperar por si em segurança.
4. Enquanto a criança não distinguir a direita da esquerda, não tem capacidade para atravessar ruas de dois sentidos. Nunca fique num dos lados do passeio e mande a criança atravessar a rua sozinha a correr. Dê-lhe a mão e atravesse a rua sempre com a criança, ensinando-a para ambos os sentidos do trânsito antes de atravessar.
5. Se caminharem à noite, usem um casaco ou um sinalizador refletor para que os condutores os possam ver e identificar claramente.
6. Quando circular em estradas ou caminhos sem passeio, mesmo numa zona rural ou com pouco tráfego, nunca ande lado a lado com a criança mas sim em fila indiana com a criança a caminhar à sua frente e bem encostada ao lado interior da via.
7. Antes de permitir que o seu filho ande sozinho na rua, teste-o. Observe o seu comportamento na estrada e se aplica de forma correta as normas de segurança.
8. Não permita que o seu filho brinque na estrada. A estrada deve ser usada para se deslocar e não para brincar. Todos conhecemos o risco de uma criança a correr atrás de uma bola e se lançar no meio do trânsito sem se certificar que o pode fazer em segurança.
A educação rodoviária deve começar o mais cedo possível, atravessando sempre nas passadeiras, respeitando os sinais de trânsito e as cores dos semáforos.