Nas férias ou no fim-de-semana, os espaços ao ar livre são uma excelente opção para horas de diversão. Antes de deixar os seus filhos ou outras crianças brincar no jardim, garanta que o espaço é seguro e que reúne todas as condições para brincar em segurança.
Com crianças mais pequenas, e mesmo garantindo um ambiente seguro, estas não devem ser deixadas sozinhas nem ao cuidado dos mais velhos que estão entretidos nas suas próprias brincadeiras. Esta responsabilidade deve caber sempre ao adulto.
1. Não deixar abandonados produtos químicos, alfaias agrícolas ou ferramentas de jardinagem após a sua utilização. Estes devem ser guardados num sítio fixo, longe da vista da criança e claramente identificados (mantenha sempre os produtos químicos na embalagem original). Todos os aparelhos elétricos, como o corta-relva, devem ser guardados num local inacessível à criança e desligados da corrente elétrica.
2. Não permitir que a criança suba às árvores ou tenha outros comportamentos de risco.
3. Ensinar a criança a usar com segurança os brinquedos de exterior como baloiços ou escorregas.
4. Vigiar o estado das calçadas e outras zonas de passagem. Se houver escadas ou desníveis, garantir que estão vedadas ou que podem ser usadas em segurança (de acordo com a idade da criança).
5. Eliminar todas as plantas venenosas, irritantes ou com espinhos que sejam acessíveis à criança. Não usar produtos químicos, como fertilizantes, em datas próximas à utilização do jardim pela criança.
6. Manter o jardim limpo, o contentor do lixo trancado e o espaço de brincadeira livre de objetos como mesas ou cadeiras.
7. Controlar regularmente o estado de conservação dos brinquedos e efetuar as reparações/substituição necessárias para que sejam seguros.
8. Proteger a piscina, poços ou outras fontes de água (as crianças podem afogar-se num palmo de água). A piscina deve estar rodeada por uma grade com uma altura mínima de 90 centímetros com uma porta de fecho automático. Nunca deixar a criança brincar na água sem vigilância mesmo que lhe pareça que todas as condições de segurança estão salvaguardadas.
9. Garantir que a criança não tem acesso a carros estacionados (quando a garagem tem ligação ao jardim). Fechar o portão e guardar o comando num local inacessível à criança.
10. Aproveitar os jogos e brincadeiras para ensinar comportamentos de segurança à criança promovendo a proteção, convívio e adequação das brincadeiras entre crianças mais novas e mais crescidas.