Os parques infantis reabriram recentemente. Os benefícios que os parques infantis trazem às crianças são já bem conhecidos. Além da atividade física, a saúde mental também ganha com estes momentos ao ar livre. E há ainda a oportunidade de as crianças conhecerem e brincarem com outras crianças. Uma ida ao parque infantil com as crianças é também uma excelente oportunidade de passar tempo com a família ao ar livre.
Contudo, infelizmente, devido à pandemia por Covid-19, há novas regras no sentido de tentar prevenir os contágios do vírus. Já se descobriu que as crianças são um veículo de menor transmissibilidade do que os adultos e que as superfícies não constituem, afinal, um modo de transmissão importante.
Mas apesar de menor, o risco mantém-se também com as crianças. As crianças não estão imunes ao vírus. Aliás elas também o podem passar para outras pois as gotículas libertadas com a respiração são um veículo de transmissão importante. E, como sabemos, as crianças (saudáveis) estão no fim da lista quando se considera vaciná-las contra a Covid-19.
Assim, para que o parque infantil seja um local seguro, há que tomar algumas precauções para evitar contágios, antes de chegar e enquanto as crianças lá permanecem.
A CNN publicou um artigo interessante com dicas de segurança para as crianças no parque infantil. As dicas foram avançadas pela Dra. Ada Stewart, médica e presidente da Academia Americana dos Médicos de Família.
Antes de sair de casa
Antes de uma saída para o parque infantil com as crianças, há, então, preparativos a fazer. Além do equipamento necessário a levar, há que antecipar potenciais problemas. Assim, nesse sentido:
- Faça a gestão das expectativas: prepare as crianças para a eventualidade de voltarem para trás no caso de o parque estar lotado de pessoas. Isto é particularmente importante se os seus filhos forem pequenos pois têm maior dificuldade na gestão das expectativas. Pode, por exemplo, planear outra atividade, caso o parquet esteja repleto de pessoas, e comunica-la antecipadamente às crianças.
- O uso de máscara é indispensável e geralmente as crianças usam-nas sem problema. No entanto, se tem uma criança pequena ou que não se dá com a máscara, ensine-a espirrar ou tossir para o cotovelo.
- Explique às crianças a importância de se manterem distantes das outras crianças para ninguém ficar doente.
- Diga-lhes também para evitarem levar as mãos à boca ou olhos, embora isto seja difícil para as crianças pequenas
- Além de água e alguns snacks, leve ainda:
- Máscaras suplentes para o caso de as crianças humedecerem as que estão a usar
- Gel desinfetante para usarem com frequência
- Toalhitas desinfetantes
- Brinquedos, raquetes, bolas, etc.
Enquanto permanecer no parque infantil
Quando chegar ao parque infantil com as crianças, há cuidados redobrados a ter. Assim, para a segurança de todos, procure seguir as seguintes recomendações:
- Desinfete as mãos das crianças ao chegar ao parque infantil e repita as vezes que achar necessárias
- Limpe os equipamentos do parque com toalhitas desinfetantes antes e depois de serem usados
- Os brinquedos, bolas, etc. não devem ser usados por outras crianças e vice-versa
- A comida e a bebida também não devem ser partilhadas
- Mude a máscara das crianças sempre que espirrem ou se aperceba que está húmida (pois perderá a eficácia)
Referência: CNN; Very Well Family