Em breve, o seu bebé vai conseguir deslocar-se sozinho. É pois aconselhável que comece a preparar o ambiente que o bebé, em breve, irá explorar.
Comece por dar um passeio pela casa, mas com os seus olhos ao nível dos do bebé.
Ponha-se de joelhos (não tenha vergonha…) e tente detetar os perigos que podem ameaçar o bebé ao nível do chão.
Segurança bebé de 6 meses
Como manter o ambiente seguro e evitar acidentes
Tomadas e fios soltos
Use protetores de tomadas ou instale tomadas com alvéolos protegidos. Elimine todos os fios soltos e extensões ou proteja-as, bem como às fichas triplas.
Verifique regularmente se não estão danificadas ou com fios descarnados.
Objetos pequenos
Tenha em atenção objetos pequenos, como os botões da caixa de costura ou os brinquedos dos irmãos mais velhos espalhados pelo chão, assim como sacos de plástico e balões, pois podem sufucar a criança.
As pilhas, além de poderem ser engolidas ou aspiradas, podem provocar queimaduras internas graves.
Lareiras, radiadores e escadas
Proteja as lareiras, radiadores e outras fontes de calor. Se tem escadas, coloque cancelas que cumpram as normas de segurança, no primeiro e no último degrau, para evitar quedas.
Janelas e portas
As janelas e as portas de acesso a varandas ou terraços, têm que ser protegidas com cancelas, fechos de segurança ou redes de proteção.
Para arejar a casa, bloqueie as janelas com um limitador de abertura adequado ao tipo de janela de forma a que não abra mais que 10 cm.
Verifique se as guardas das varandas e das escadas não são fáceis de trepar, se têm pelo menos 110 cm de altura e se não têm aberturas superiores a 10 ou 11 cm, a fim de evitar quedas.
Andarilhos
Nunca utilize andarilhos (“aranhas“, “voadores“).
Os andarilhos provocam muitos acidentes – quedas, entalões, queimaduras, pancadas na cabeça… Os andarilhos são muito perigosos e não ajudam a andar; pelo contrário, podem atrasar o desenvolvimento.
Cadeira de comer
Ponha sempre o cinto ao bebé quando o sentar na cadeira de comer e nunca o deixe sozinho. Se for uma cadeira alta, deve ser bem estável e estar sempre encostada a uma parede, de forma a não poder cair para trás se outra criança se pendurar ou se o bebé tentar empurrar a mesa com os pés.
Se usar uma cadeira de encaixar na mesa, esta deve ficar bem fixa numa mesa estável, pesada e sem tampo de vidro. Nunca lhe coloque uma cadeira por baixo pois pode servir para o bebé se pôr de pé e cair.
Proteção solar
Se começar a levar o bebé à praia, evite a exposição entre as 11h00 e as 17h00.
Coloque-lhe sempre protetor solar de grau de proteção elevado, use chapéu de abas largas e vista-lhe roupa solta, de preferência algodão e de cores claras.
Não o deixe com a t-shirt húmida porque, nessas circunstâncias, o poder de penetração dos raios UV aumenta.