Otites-Doencas-mais-comuns-nos-infantarios
Causa
A otite externa é uma infeção da pele que recobre o canal auditivo, desde o pavilhão auricular (orelha) até ao tímpano.
É uma infeção provocada por bactérias. Esta doença pode ser agravada quando a pele do canal auditivo está lesada (com a utilização de cotonetes, por exemplo), quando não seca (é o caso das crianças que frequentam a piscina ou que não limpam bem as orelhas após o banho) ou quando produz pouco cerúmen, cera que ajuda a proteger o canal auditivo contra agentes infeciosos e bactérias.
Sintomas
Entre os sintomas da otite externa incluem-se:
- Dor provocada pela infeção, que agrava quando se mexe na orelha;
- Comichão na orelha;
- Sensação de que o canal auditivo está cheio de líquido;
- Perda de audição;
- A otite externa não costuma causar febre.
Tratamento
Após observação médica, poderá ser prescrito antibiótico em gotas para colocar no ouvido e anti-inflamatório.
Os sintomas começam a desaparecer 24 a 48 horas após o início do tratamento.
Para a dor, pode ser dado um xarape analgésico (paracetamol ou ibuprofeno). Estes podem ser alternados entre si de x em x horas.
Contágio
Esta doença não é contagiosa.
A criança pode ir para o infantário?
A criança pode ir para o infantário porque não existe risco de contágio. No entanto, para seu conforto, é aconselhável ficar em casa até ao desaparecimento dos sintomas.
Prevenção
A criança pode usar tampões auditivos no banho ou na piscina. Quando as otites externas são recorrentes, poderá ser necessário suspender a piscina até que a criança seja mais velha e consiga usar os tampões de modo correto.
Não use cotonetes para limpar o canal auditivo, mas a ponta suave de uma toalha. A cera tem uma função protetora contra bactérias e não deve ser totalmente removida.
Esta informação não substitui a observação e as indicações do pediatra que deve ser consultado sempre que observar algum sintoma no seu filho que sugira que não está bem de saúde.