Dr. Hugo Rodrigues
Hugo Rodrigues é pediatra na Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE onde, para além da sua atividade como pediatra geral, tem ainda uma consulta especializada em medicina da adolescência.
Para além da atividade clínica, desempenha funções de docência na Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho e na Escola de Tecnologias da Saúde do Instituto Politécnico do Porto. Faz ainda parte, como formador, do Grupo de Reanimação Pediátrica, entidade responsável pela formação a nível nacional na área da emergência pediátrica.
Integra a Direção da Sociedade Portuguesa de Medicina do Adolescente e colabora como revisor com a Acta Pediátrica Portuguesa, revista oficial da Sociedade Portuguesa de Pediatria.
É pai (muito orgulhoso) de dois filhos, com 3 e 5 anos, com quem tem “aprendido imenso”, como costuma dizer.
Resumo curricular
- Licenciatura em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto
- Pediatra na Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE (Viana do Castelo)
- Secretário da Direção da Sociedade Portuguesa de Medicina do Adolescente
- Docente na Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho e na Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Instituto Politécnico do Porto
- Formador de Suporte Avançado de Vida Pediátrico no Grupo de Reanimação Pediátrica, acreditado pelo European Ressuscitation Council
- Revisor da Acta Pediátrica Portuguesa, revista oficial da Sociedade Portuguesa de Pediatria
- Autor do livro “Pediatra para todos“, da Editora Verso de Kapa
- Colabora com o programa “Queridas Manhãs” da SIC e “Mais Mulher” da SIC Mulher
- Autor do blog Pediatria para Todos ([email protected])
Não há altura na vida em que a insegurança seja maior do que quando se tem um filho. Por isso, se alguém me perguntar qual é a maior preocupação dos pais, acho que a resposta é o medo de errar.
Assim, torna-se útil recorrer a uma ajuda externa e por isso hoje em dia ser pediatra vai muito para além de ser apenas um bom tratador de doenças.
O objetivo não é o de substituir os pais, mas estar disponível para dar algumas orientações e antecipar alguns dos problemas que possam surgir.
É com essa finalidade que surge este livro… Não pretendo substituir a observação médica, mas antes tentar transmitir alguns conceitos que me parecem fundamentais.”
Também pode encontrar o Dr. Hugo Rodrigues no Facebook.