Querido Pai Natal,
Escrevo-te esta carta no mês de Outubro. Sim eu sei que é cedo mas, preciso que reflictas antecipadamente nas minhas necessidades e trates de assegurar tudo.
Escrevo-te num momento em que o meu filho se encontra deitado na sua cama, totalmente vestido, e em lágrimas. Pai Natal, não abanes a cabeça!
Está de castigo, é certo! Mas merecidamente! Recusa-se a fazer os trabalhos de casa, atenta! Só por que não gosta da história que leu. O tanas! Não lhe apetece e disse-nos repetidamente “não”.
Pai Natal, no meu tempo não era assim! Acho que nunca disse que não aos meus pais. Nem sabia que tal era possível. Não fazer os trabalhos de casa, só porque não me apetece. Só porque não me apetece!
Estou farta de contar mentalmente até ao infinito. Respiro como se estivesse pronta a dar à luz e os meus ouvidos ignoram o choro repetido. Estou a tentar ser compreensiva e até já enumerei as atenuantes.
O miúdo ainda não fez sete anos, já fez todos os trabalhos à excepção do dito roedor, são 19h00 e já deve estar cansado e tudo e tudo. Coitadinho do meu filho que bate o pé e nos diz que não faz!
Que nos diz que não faz!! Pai Natal, eu sei que estamos em Outubro mas eu preciso que os duentes façam um extra na fábrica. Não é fácil mas é imperativo que todo um pacote de paciência, tolerância, compreensão e fofice seja assegurado.
Basicamente necessito de, em contextos similares, conseguir dizer, sorrindo, de forma calma e voz doce “meu amor, tens de fazer os trabalhos de casa pois é o teu dever. Vais ser um menino responsável e cumpridor e a tua mente vai ficar cheia, cheia de conhecimentos. Tão rico irás ficar, tão bem formado, que o teu futuro não tem como ser brilhante. E a mamã, o a papá, a mana e a professora vamos ficar tão orgulhosos!
Queres umas gomas enquanto fazes essa composição, sob choro e braços rigidamente cruzados?”
Sim, é isto que quero neste Natal. E já agora que me arranjem alguém que passe a roupa a ferro e que me limpe as casas de banho. Um vale de compras em roupa também era apreciado.
Eu acredito em ti!
Beijinho