A importância da sopa numa alimentação saudável
As sopas são um alimento, com uma tradição inquestionável na nossa gastronomia, sendo como tal uma preciosa herança histórica e de que deverá passar aos seus filhos.
Já reparou que podemos tornar SOPAS na sigla para “Soluções Ótimas para Alimentação Saudável”? Vamos então conhecer mais factos e benefícios da sopa para as crianças (e para os pais!)
O primeiro alimento
Para muitos bebés, e para muitos pais, a sopa ganha a dimensão afetiva de ser o primeiro alimento. Efetivamente, atualmente é cada vez mais frequente iniciar a diversificação alimentar pelas sopas em detrimento das papas de cereais.
As sopas são nutricionalmente tão completas como as papas e apresentam menor valor energético, o que se torna importante se pensarmos no padrão de crescimento desejável durante o 1º ano de vida e no aumento da prevalência da obesidade infantil.
Os nutrientes
Os hortícolas (legumes e vegetais) são vistos como parte fundamental da alimentação saudável, devido à sua excelente composição nutricional, sendo particularmente ricos, e como tal fornecedores por excelência, em vitaminas e minerais, antioxidantes e também em fibra.
Neste ponto, é comum dizer-se que os hortícolas perdem muitos nutrientes se forem cozinhados, o que será verdade em determinados métodos de confeção.
No caso da sopa, e ainda que esta deva ser sempre complementada com hortícolas no prato (crus e cozinhados), obtém-se um maior aproveitamento das vitaminas e minerais já que a água de cozedura não é desperdiçada. Ao consumirmos a água de cozedura, estamos a recuperar minerais e vitaminas que nela se possam ter dissolvido (como a vitamina B1 e a vitamina C).
A saúde
A sopa, devido ao seu elevado teor em fibra e em água, promove a saciedade, evitando o consumo excessivo do prato principal.
De forma adicional é também um alimento nutricionalmente muito rico, pobre em gordura e com um baixo valor energético, isto é, poucas calorias.
Assim se percebe o peso e os benefícios que a sopa tem numa alimentação saudável e particularmente nos casos de excesso de peso e obesidade infantil.
Adicionalmente o consumo de sopa contribui para o aporte hídrico (de água) necessário ao longo do dia (nem sempre é fácil fazer com que as crianças bebam água) e também para um melhor funcionamento intestinal.
As refeições
Apesar de a sopa não ser, geralmente, muito popular entre as crianças, o seu consumo é um hábito a recuperar e a promover. Isto porque, para muitas crianças, a sopa é muitas vezes o único meio de ingestão de hortícolas e talvez o de mais fácil introdução.
Leia também
- As primeiras sopas do bebé
- 10 Passos para uma alimentação infantil saudável
- 12 Sugestões para os primeiros purés
Bibliografia
- Carvalho, P. Teixeira, VH. 50 Super Alimentos Portugueses , Ganhe Saúde Consumindo o Que é Nosso. Matéria-Prima. 2012
- Gregório, MJ. Santos, MCT. Ferreira, S. Graça, P. Alimentação Inteligente – coma melhor, poupe mais. Direção-Geral da Saúde e Edenred Portugal. 2012 Disponível em http://www.alimentacaointeligente.dgs.pt/
- Lopes, C. Oliveira, A. Afonso, L. Durão, C. Moreira, P. Pinto, E. Ramos, E. Da mesa à horta: aprendo a gostar de fruta e vegetais. Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto. 2014. Disponível em http://nutrimento.pt/activeapp/wp-content/uploads/2014/10/e_book-Da-mesa-%C3%A0-horta.pdf
- Peças, MA. Rego, C. Crescer para Cima. Marcador. 2012
- Walker, WA. Humphries, C. Eat, Play, and Be Healthy (Harvard Medical School Guides). McGraw-Hill Education. 2005