Todos sabemos que a ingestão excessiva de açúcar e gordura, em qualquer faixa etária, é prejudicial para a saúde, e educar as crianças para uma ingestão controlada destes alimentos é sem dúvida importante. É com esta idade que se começam a formar hábitos alimentares saudáveis na criança, que muitas vezes serão perpetuados até à idade adulta.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo de açúcares não ultrapasse os 10% das calorias ingeridas na dieta. Isto significa que, uma criança com 2 anos que ingira cerca de 1250 kcal por dia deve ingerir no máximo cerca de 30g de açúcar/dia.
Mas, no início deste ano, a OMS referiu que quer reduzir de 10% para 5% a energia proveniente de açúcar, prevendo assim reduzir o risco de obesidade, de excesso de peso e de cáries dentárias.
Para averiguar a presença de açúcares e gorduras, assim como as suas quantidades é importante ler os rótulos das embalagens, nomeadamente a lista de ingredientes e a informação nutricional.
Os ingredientes aparecem por ordem decrescente de quantidade no fabrico do alimento, por exemplo, se o açúcar se apresenta no início da lista, isto quer dizer que o alimento contém mais quantidade de açúcar do que dos ingredientes enumerados mais à frente. É preciso ter atenção pois o açúcar pode ter muitos “outras” designações: sacarose, glicose, dextrose, açúcar invertido, mel, xarope de glicose ou maltodextrinas, entre outros.
Afinal, quais são os alimentos aparentemente “saudáveis” e que após a análise crítica do rótulo apresentam-se ricos em açúcares e gorduras? Com este artigo pretende-se alertar para alguns alimentos muito ricos nestes dois elementos e frequentemente dados às crianças.
Açúcares e gorduras escondidas
O açúcar em excesso é um perigo, e não é só para os dentes, mas por favorecer o ganho excessivo de peso, aumentar o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, gota, fígado gorduroso e alguns tipos de cancro, e ainda o aumento da hiperatividade com redução na capacidade de concentração e irritabilidade.
Bolos (bolas de berlim, croissant, madalenas, queques, folhados,…), bolachas com recheios, gomas, rebuçados, gelados, pó achocolatado e chocolate de leite
1 bolo de arroz (90g)
- 27g de açúcar
- 14g de gordura
4 bolachas recheadas
- 35g de açúcar
- 10,2g de gordura
25g de chocolate de leite (2 quadrados)
- 12g de açúcar
- 8g de gordura
Molhos (maionese, ketchup, polpa de tomate, barbecue, natas,…), manteiga
Maioneses (1 colher sopa – 15g)
- 12g de gordura
Molho de tomate “ketchup” (1 colher sopa – 15g)
- 5g de açúcar
Manteiga (1 colher sopa – 10g)
- 8.1g de gordura
Cereais de pequeno-almoço, pão de forma embalado, iogurtes
Cereais de pequeno almoço doces (1 mão – 30g)
- 8.2g de açúcar
- 1.3g de gordura
Pão de forma (2 fatias)
- 2g de açúcar
- 1.5g de gordura
Iogurtes 0% de gordura (125g)
- 0.1g de gordura
- 6.5g de açúcar
Produtos de salsicharia e charcutaria (salame, presunto, bacon, salsichas…), fritos e folhados, fruta em conserva, refrigerantes e água de sabores
Salsichas (3 unidades – 60g)
- 8.9g de gordura
Fruta em calda (2 metades – 100g)
- 20,5g de açúcar
Refrigerante (1 copo – 200ml)
- 20g de açúcar
Reduzir a aquisição destes produtos, considera-los como alimentos que devem ser consumidos esporádica e moderadamente é a melhor solução para manter os seus filhos saudáveis!