Não está definida uma idade ideal para introduzir o açúcar na dieta da criança mas quanto mais tarde, melhor. Em que idade posso oferecer açúcar ao meu filho?
Em que idade posso oferecer açúcar ao meu filho?
O açúcar oferecido na forma de bolos, rebuçados ou gomas não traz qualquer vantagem nutricional à criança e, por isso, não influencia o seu grau de desenvolvimento nem os níveis de energia para brincar ou desenvolver qualquer atividade do dia-a-dia.
Oferecer doces como recompensa também não é aconselhável. E como o doce é um sabor inato, não irá conseguir evitá-lo para sempre mas pode sempre tentar reservá-lo para dias especiais ou para o fim-de-semana.
Principais fontes de energia alimentar
As principais fontes de energia da alimentação infantil estão bem identificadas:
- Hortícolas (água, vitaminas, sais minerais, proteínas e fibras);
- Fruta (onde o açúcar está naturalmente presente e em quantidade suficiente para o saudável funcionamento do organismo);
- Carne, peixe e ovo (proteínas, zinco, ómega 3, vitamina D);
- Leguminosas (fibras, vitaminas, ferro, ácido fólico, antioxidantes);
- Cereais e seus derivados (hidratos de carbono complexos, vitaminas, minerais);
- Leite e seus derivados (cálcio, vitaminas, proteínas, ferro);
- Gorduras boas (azeite).
Se o seu filho fizer uma alimentação variada, dentro das opções mais saudáveis, tem todos os nutrientes de que necessita para crescer com saúde e cheio de energia.
Alimentos processados e sumos industriais
Quando falamos em açúcar, não nos referimos exclusivamente aos produtos mais evidentes mas também às grandes quantidades que se “escondem” nos alimentos processados como os sumos industriais, os cereais infantis, as barras de cereais, as bolachas e nos divertidos chocolates para as crianças.
Este tipo de alimentos, associados a maus hábitos alimentares da família, condiciona as preferências alimentares da criança e são um dos grandes responsáveis pela obesidade infantil.
Leia e compare os rótulos antes de adquirir este tipo de produtos. Infelizmente, as opções mais saudáveis nem sempre são as mais acessíveis. Prefira a qualidade à quantidade.
Água: a melhor fonte de hidratação
A água é insubstituível como principal fonte de hidratação. De vez em quando, pode oferecer-se um sumo de fruta natural ou um chá de ervas à criança, mas sempre sem adicionar açúcar.
Bebidas gaseificadas (mesmo as de dieta / light), néctares de fruta ou bebidas com aromas artificias são completamente desaconselhadas numa alimentação infantil equilibrada.
- Novas recomendações para combater a obesidade infantil
- 10 Erros que podem levar seu filho à obesidade logo no 1º ano de vida
- Consequências da obesidade infantil
- Distúrbios alimentares e obesidade infantil
- Como podem os pais prevenir a obesidade infantil?
- Como pode o psicólogo ajudar na obesidade infantil?