Foto: Buddy Oliver, filho de Jamie Oliver (frame de um vídeo colocado no Instagram)
Jamie Oliver e o seu filho Buddy, de 9 anos de idade, criaram um novo programa intitulado de “Kitchen Buddies” (Companheiros de Cozinha, traduzido para português). Este passa pela criação de receitas culinárias que são concretizadas pelos pais e podem ser facilmente reproduzidas pelos filhos.
“Kitchen Buddies”
Com o objetivo de inspirar as famílias a se juntarem e preparem as refeições em conjunto, Jamie Oliver lançou o projeto “Kitchen Buddies”.
Constituído pelo consagrado chefe de cozinha e o seu filho de nove anos, Buddy, as receitas são preparadas/idealizadas pelo pai e concretizadas pelo filho, sendo posteriormente partilhadas no Instagram do chefe.
A importância e os benefícios de cozinhar desde tenra idade em família
É extremamente importante ensinar a arte da cozinha desde cedo, mas mais do que isso, as vantagens destes momentos passam pelo tempo de qualidade e pelo fortalecimento do vínculo entre pais e filhos.
Defensor da boa alimentação na infância, visto a sua influência ter grande impacto na vida e saúde das crianças, Jamie Oliver acredita que este tipo de atividades pode ainda ter grandes repercusões na forma como as crianças se relacionam com a comida, ajudando a diminuir a incidência da obesidade infantil, um problema que se tem agravado na comunidade infanto-juvenil nos últimos anos.
O projeto “Kitchen Buddies” foi lançado em fevereiro no Instagram, com um vídeo do filho de Oliver, Buddy, onde este mostrou a preparação de um esparguete à bolonhesa. De então em diante, todas as semanas é feita uma nova receita que mostra todos os passos para a preparação em vídeos curtos na rede social, contando também com uma versão completa no Youtube. A hashtag #KitchenBuddies é já um sucesso cibernáutico, com várias famílias a replicar esta ideia com os seus filhos e a mostrarem os resultados na população .
Obesidade infantil em Portugal
De acordo com o COSI Portugal 2019 (Sistema de Vigilância Nutricional Infantil do Ministério da Saúde), coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), a prevalência da obesidade infantil aumentou com a idade, com 15,3% das crianças de oito anos obesas, incluindo 5,4% com obesidade severa, um valor que é de 10,8% nas crianças de seis anos (2,7% obesidade severa).