A Academia Americana de Pediatria partilhou recentemente novas recomendações no que diz respeito à ingestão de sumo pelas crianças.
Os bebés e as crianças podem beber sumo?
Durante muito tempo os sumos foram considerados como sendo uma fonte extra de vitaminas e de água sendo oferecidos aos bebés e criança muito naturalmente.
Contudo, é importante relembrar que os sumos não são água e também não são fruta!
Os sumos são uma fonte de açúcar (mesmo os naturais, porque geralmente são feitos com mais do que uma peça de fruta), e também não têm a fibra presente no alimento inteiro, já que esta é geralmente desperdiçada.
Novas recomendações para a ingestão de sumo
As recomendações para a ingestão de sumo, incluindo sumos 100% fruta, são diferentes consoante a idade da criança, sendo totalmente desaconselhadas para as crianças até ao primeiro ano de vida:
Recomendação ingestão máxima diária de sumo de fruta pela Academia Americana de Pediatria
- Até 1 ano – Não recomendado
- 1 a 3 anos de idade – 120ml
- 4 a 6 anos – 120-180ml
- 7 aos 18 anos – 240ml
Contudo, lembre-se que apesar de existir a recomendação para a ingestão máxima de sumo por dia, se o seu filho não beber sumo de todo (e beber apenas água) será sempre o ideal!
Porque é que as crianças até ao 1º ano não devem beber sumo?
Malnutrição
Vários estudos têm associado o consumo excessivo de sumo, com a ocorrência de malnutrição e baixa estatura nas crianças mais pequenas. Também é importante que para criar hábitos alimentares saudáveis não estimule o gosto pelo doce nos bebés.
Formação de cáries
Por terem muito açúcar, os sumos têm um efeito cariogénico, ou seja, favorecem a formação de cáries dentárias, algo particularmente preocupante com os dentes ainda estão em crescimento.
Efeito laxante
Os sumos, incluindo os naturais, têm um efeito laxante que pode ser prejudicial para a criança. No caso de o seu filho sofrer de obstipação (prisão de ventre) aconselhe-se primeiro com o seu profissional de saúde sobre como controlar a situação.
Adoçantes
Os sumos de fruta não naturais também não devem ser incluídos na alimentação do seu bebé durante o primeiro ano de vida, sobretudo porque se inserem no grupo dos alimentos processados e geralmente contêm aditivos como manitol e sorbitol (adoçantes).
Porquê limitar a ingestão de sumo nas crianças?
Sobre-consumo
Uma das primeiras razões pelas quais deve limitar a ingestão e sumo nas crianças é o excesso de consumo. Como o sumo é doce e saboroso, as crianças têm uma enorme tendência a preferi-lo relativamente à agua e a consumir em exagero.
É também importante que quando der sumo ao seu filho o faço num copo e não num recipiente infantil ou pacote que seja facilmente transportado por ele pois vai favorecer o consumo.
Formação de cáries
Da mesma forma que nos bebés, o efeito cariogénico é também preocupante nas crianças tendo em conta que não promove a sua saúde oral e pode também influenciar a formação da sua dentição definitiva.
Contribui para excesso de peso
O consumo excessivo de sumos está relacionado a ingestões excessivas de açúcar, o que contribui para o excesso de peso e obesidade nas crianças.
Embora o sumo de fruta natural não seja água, as “bebidas de fruta” também não são sumos de fruta natural. Assim, quando achar que em determinada ocasião o seu filho pode beber um sumo, prefira sumo de fruta natural.