Está com fome antes do jantar mas ainda falta algum tempo para fazer a refeição? Quase toda a gente já passou por esta situação. O que fazer nestas alturas? E com as crianças, como devemos agir? Saiba tudo neste artigo.
Fome antes do jantar
Chegou a casa depois do trabalho, e os seus filhos também chegaram da escola. É tempo de começar a preparar a refeição mas aparece a fome antes do jantar. Partilhamos aqui 5 dicas e soluções para lidar com a situação.
1. Pense num segundo lanche da tarde
Muitas vezes na correria do dia-a-dia, deixamos que do lanche até ao jantar passe muito tempo. Assim, é preferível que faça (e os seus filhos também) um segundo lanche, ainda que possa ser mais pequeno, do que fique com fome.
- Sugestão: 1 mão de frutos secos ou 1 triângulo de queijo com 1 tosta ou 1 peça de fruta.
2. Antecipe o jantar
Muitas famílias não jantam cedo porque receiam que as crianças tenham fome na hora de ir dormir. Se acha que tem fome quando chega a casa e os seus filhos também, é preferível que antecipe o jantar.
Depois ofereça-lhes uma ceia leve antes de ir dormir. Ao contrário do que se pensa, a ceia não tem qualquer problema, desde que seja equilibrada.
3. Tenha sempre sopa à mão
Ter sempre sopa em casa é uma das melhores soluções para lidar com a fome antes do jantar. Ainda que lhe pareça estranho, é preferível, para a sua saúde, que coma um prato de sopa quando chegar a casa do que um pacote de bolachas. O mesmo é válido para as crianças.
- A importância da sopa numa alimentação saudável
- Porque é tão importante a sopa na alimentação infantil?
4. Relaxe
Pode parecer estranho, mas a fome que muitas vezes sentimos ao regressar a casa trata-se de uma fome emocional.
Depois de um dia de trabalho, é normal que existam alguns défices de neurotransmissor associados ao bem-estar, e que haja uma tendência para o compensar com alimentos geralmente ricos em açúcar e muito calóricos.
Relaxar ou fazer algo que gosta quando chega a casa, nem que seja por breves minutos, pode ajudar.
5. Opte por alimentos crocantes e saudáveis
A fome emocional leva, muitas vezes, a um desejo por alimentos crocantes, mesmo nas crianças. Assim, antes de optar por um pacote de batatas fritas ou bolachas, pode considerar uns tremoços (sem sal), uma mão de amendoins (sem sal e que precisem de ser descascados), ou umas tostas.