Criado a pensar nas crianças entre os 5 e os 11 anos, o livro “2020 na tua história”, escrito por Joana Brandão, mãe de dois e psicóloga, convida os mais pequenos a refletirem sobre este ano que chega agora ao fim. Uma ótima sugestão de prenda para o Natal.
A reflexão incitada pela ilustração e design apelativo pretende que as crianças possam expressar e partilhar o que significou este 2020 para eles, com todos os desafios que a pandemia trouxe: o teletrabalho, o encerramento dos estabelecimentos de ensino, a escola à distância, quarentenas sucessivas, o afastamento dos seus amigos, entre outras medidas impostas pelo governo para controlar a disseminação do novo coronavírus. Todas estas alterações desafiaram miúdos e graúdos. Desde o foco, à concentração, à capacidade de se manterem isolados mantendo a calma e o equilíbrio mental tão necessário nesta fase.
Em nota enviada às redações, a autora explica que o livro foi fruto da convicção “da necessidade de estarmos atentos à forma como as crianças estão a viver todas estas restrições e regras”.
Enaltece a importância de, perante tantas mudanças, “permitir que as crianças sintam que o que estão a viver é comum a muitas outras; que podem e devem expressar-se e falar sobre os seus receios e dúvidas com os outros“.
“2020 na tua história” é um livro ilustrado com 20 desenhos, da autoria da designer e ilustradora Ana Costa, no qual a criança terá a possibilidade de recordar as vivências e exteriorizar os sentimentos que a acompanharam nestas alterações do seu dia a dia – sejam eles a revolta, a saudade, a alegria, a dúvida, entre tantos outros -, tendo algumas páginas para o fazer, nomeadamente através de desenhos, como é possível ver na imagem abaixo.
Por ter sido um ano tão atípico e que afetou todos de forma geral e marcará o mundo para sempre, Joana Brandão recomenda a sua utilização “por professores, psicólogos, pais ou outros familiares quando o assunto for ‘o difícil ano de 2020′”.
O livro, apresentado no domingo, dia 06 de dezembro, no Palácio Baldaya, em Benfica, via transmissão online, está à venda na página de Facebook da autora.
A partir de dia 10 de dezembro, poderá encontrar o livro à venda em diversos locais, como: Aqui há gato (Santarém), Loja Sigtoys (Lisboa), Livraria Ler (Lisboa) e Livraria Gatafunho (Oeiras).