Brincar com plasticina é uma brincadeira muito divertida tanta para miúdos como para graúdos. Criar diferentes figuras com cores distintas estimula muito a sua criatividade – é preciso ter muita imaginação para criar novas formas, mas convenhamos o que não lhes falta é imaginação. Desta forma, esta brincadeira estimula bastante o desenvolvimento infantil, aumenta a autoconfiança e autoestima pois será ela a decisora quando é necessário agir e decidir os próximos passos.
Brincar com plasticina
Vantagens
Do ponto de vista psicológico, brincar com plasticina irá permitir que a criança exteriorize as suas emoções, sendo também uma forma terapêutica de alívio de stress ou de ansiedade infantil.
Em geral, os trabalhos manuais possibilitam que a criança explore novos conceitos e crie com total liberdade, transformando essas atividades em brincadeiras lúdicas – brinca e aprende ao mesmo tempo.
Brincadeiras com plasticina
A primeira lição que deverá ser ensinada é que a plasticina não se come, apenas se finge que se come. Para que a criança compreenda melhor exemplifique.
De seguida, há que meter as mãos na massa. Introduza-o a esta matéria colocando os dedos para que entenda qual a sua textura para depois começarem a fazer as serpentes/rolinhos que todos já fizemos na nossa infância e posteriormente dar asas à imaginação.
No início, é essencial que comece por formas simples, como por exemplo com os moldes que normalmente vêm com os pacotes das plasticinas.
Com a prática irão surgir ideias para construir animais ou objetos, como um boneco de neve, um animal com pintas ou riscas de outra cor, baleias, cães, lagartixas, caracóis, estrelas do mar, etc. Em todos estes exemplos a construção é efetuada por etapas, fazendo várias formas, utilizando utensílios para dar pormenor às peças (nesta fase é normal que seja necessária a intervenção dos pais para ensinar e ganhar confiança para futuramente fazer as etapas sozinho – sempre com supervisão parental, claro!) e juntando tudo no fim com vista a obter o resultado desejado. Desta forma, brincar com a plasticina irá estimular não só a sua criatividade como também a destreza e capacidade de concentração.
O mais importante é deixar a criança manusear a plasticina à vontade deixando-a tomar decisões sem qualquer interferência externa (ou seja, “palpites”).