Crianças na cozinha: 5 formas de as motivar, divertidas e simples. Pizza, hambúrgueres, gelados, tudo isso pode não ser tão prejudicial à saúde se for confecionado em casa. Além disso, podem confecionar pratos deliciosos, simples e com muito poucos ingredientes.
Este artigo apresenta sugestões para motivar as crianças para aprenderem a cozinhar. Apresentamos sugestões de pratos que consideramos ideais quando temos as crianças na cozinha e despertar o interesse delas por saberem e fazerem mais.
Não vai encontrar receitas, aqui, mas o Mãe-Me-Quer tem várias receitas de pratos simples que podem preparar em família.
Ter as crianças na cozinha é útil e divertido
Quando os miúdos estão em casa, não há nada como encorajá-los para a cozinha. Para uma criança, consumir o prato para cuja preparação ela contribuiu é meio-caminho andado para o deglutir em três tempos!
Ensinar as crianças a cozinhar é muito importante pois vai ajudar incutir nelas hábitos alimentares saudáveis. Em primeiro lugar, no futuro vão saber preparar as suas próprias refeições. Em segundo lugar, ao saberem o que entra na sua alimentação, poderão ficar mais motivados a evitarem certos ingredientes menos saudáveis.
Sendo assim, a forma de motivar as crianças na cozinha é tornando-a uma experiência divertida, uma brincadeira. Para tal, é importante escolher tarefas ou projetos culinários cuja preparação seja segura para a criança, fácil, divertida e com um resultado atraente.
Inspirámo-nos nos artigos do portal da BBC Good Food e na nossa própria experiência para que os momentos com as crianças na cozinha sejam divertidos e deliciosos!
Crianças na cozinha e segurança
Contudo, não se esqueça que a cozinha é também uma fonte de potenciais perigos para a segurança das crianças. Portanto, para ter as crianças na cozinha não deve esquecer o seguinte, especialmente se estiver com crianças pequenas:
- Supervisionar as crianças na cozinha; nunca as deixe sozinhas
- Evitar que as crianças contactem com objetos cortantes, como facas de cozinha
- Os dispositivos elétricos devem ser manuseados apenas pelos adultos
- Ter todo o cuidado para que as crianças não entrem em contacto com superfícies muito quentes, como o forno
- Garantir que todos lavam as mãos antes de depois de manusearem os ingredientes e/ou utensílios de cozinha
1 Hambúrgueres com matemática e português
Poucos devem ser os miúdos que não gostam de hambúrgueres. São um prato ideal pois levam muito poucos ingredientes e além disso são muito fáceis de preparar. Sejam de carne ou vegetarianos, pode por os seus filhos a fazerem hambúrgueres e ainda aproveitar para alguns desafios em matemática e português.
Pode, por exemplo, ficar um dos miúdos responsável por ler a receita (escreva mesmo que saiba de cor). Outro miúdo pode ficar responsável por pesar os ingredientes. Outro pode ainda calcular em quantos hambúrgueres vão dividir a massa que fizeram. Vê? Os miúdos na cozinha pode ser sinónimo de uma experiência divertida e educativa!
2 Pizza com matemática e expressão plástica
É provavelmente um facto indiscutível a preferência universal das crianças por pizza. E crianças na cozinha a fazerem pizza pode ser outro sobre azul! Podem fazer a pizza inteira, desde a massa até à cobertura pois é na realidade muito mais fácil do que parece! Pode um miúdo pesar a farinha e medir a quantidade de água.
Para a cobertura, podem ser os miúdos escolher os ingredientes. Ponha à disposição deles ingredientes coloridos e saudáveis como pimentos, tomates, espinafre, ovos, milho e cogumelos.
Depois pode desafiar os miúdos a fazerem um desenho com os ingredientes. Alternativamente, pode dar instruções que impliquem contagem ou figuras geométricas: 5 cogumelos, 10 grãos de milho, fazer um triângulo com tiras de pimento, um círculo com rodelas de curgete, etc..
3 Pão caseiro com matemática e química
Sim, sabemos que está muito em moda nos dias de hoje. Contudo, esta moda é bastante boa pois é saudável. Mais, vai motivar os miúdos para comerem mais pão e menos bolachas. E que fazerem o seu próprio pão é muito motivador.
Podem optar por tipos de farinhas diferentes para fazer o mesmo pão e adicionar nozes, azeitonas, passas, sementes ou outros ingredientes que agradem aos miúdos. Para isso, um dos miúdos vai ter que calcular e pesar os ingredientes, uma tarefa de matemática.
Quando o pão leveda, esta é uma forma de demonstrar uma reação química ao vivo. Podem depois investigar o porquê de a levedura fazer aumentar a massa.
4 Salada de fruta com matemática e estudo do meio
Esta é uma receita muitíssimo simples e ideal para os mais pequeninos pois é uma oportunidade de os por a contar. Para os que estão na escola é uma excelente forma de conhecerem alguns conceitos de biologia.
Reserve alguns ingredientes e corte os que necessitarem: uvas, framboesas, rodelas de banana, fatias de maçã, pera, pêssego e outros frutos. Escolham em conjunto. Os mais pequeninos podem por a fruta em tacinhas, seguindo as suas instruções: 3 uvas, 4 fatias de maçã, 2 rodelas de banana, etc.
Os miúdos maiores podem ser desafiados a escolherem frutos da época, ou autóctones ou exóticos e descobrirem a origem de outros frutos que comem no dia a dia, como a banana.
5 Gelados com química
Os miúdos em geral adoram gelados. Mas será que fazem ideia de como são feitos ou dos ingredientes que levam? Ou que fenómeno os faz ficar duros e gelados?
Chegou então a hora de aprenderem tudo sobre o estudo líquido e sólido com experiências. E não são quaisquer experiências! São experiências deliciosas e comestíveis no final!
Pode fazer gelados de gelo com os miúdos, com sumo natural de fruta e pondo pedacinhos de fruta na forma. Podem ir vigiando o processo de congelação e pô-los a mexerem a base para dissolver os cristais de gelo à medida que congelam. Podem investigar na internet o processo da passagem do estado líquido a sólido e vice-versa.
Se tiver uma máquina de fazer gelados, é fácil. Fruta, natas, leite e açúcar e obtêm um resultado delicioso!
Mencionámos apenas a leitura na primeira receita. Contudo, dar às crianças receitas para lerem e interpretarem é sempre um excelente exercício. Consulte as nossas deliciosas receitas para passar momentos divertidos com as crianças na cozinha!