A infância é uma fase mágica, na qual brincar deve ser a regra. E essa prática pode passar de geração em geração exatamente como acontece com os jogos tradicionais.
Brincadeiras que reúnem pequenos ou grandes grupos de crianças, promovem a socialização, o exercício da solidariedade e do espírito de grupo já experimentados pelos nossos pais e avós.
Além disso, os jogos tradicionais promovem a liberdade, o bem-estar ao ar livre, nas ruas, parques e até durante o recreio da escola. Para quem não se recorda da alegria dessas brincadeiras, reunimos alguns jogos tradicionais populares, e deixámos-lhe as regras gerais, para que possa ensiná-los aos seus filhos.
Aproveite os belos dias de sol, a descontração dos fins de semana e divirta-se com as crianças. Será uma festa!
Jogos tradicionais portugueses
Macaca: Pode ser jogada por duas crianças.
Desenha-se no chão um caminho de casas numeradas, sendo que alguns números devem ficar a par. O primeiro jogador lança uma pedra na casa 1. Então, não poderá pisar a casa 1, devendo saltar para a casa 2 e depois percorrer todas as casas, sempre ao pé-coxinho, excepto nas casas 4 e 5,7 e 8 onde os dois pés devem ser colocados em simultâneo.
Depois de saltar as últimas casas, é necessário efectuar o percurso contrário. Quando se regressa à casa 1, apanha-se a pedra sem colocar os dois pés no chão. Em seguida, atira-se a pedra para a casa 2 e recomeça-se o jogo saltando, ao pé-coxinho para a casa 1 e em seguida para a casa 3, continuando depois todo o percurso. Quem errar o pé que deve ser colocado no chão cede a vez para o próximo jogador. Ganha a disputa quem saltar todas as casas primeiro.
Pião: Pode ser jogado por duas crianças, no mínimo
O pião é um objeto de madeira que gira com a propulsão de um cordel. Ele tem de ser lançado para dentro de um círculo desenhado no chão. Todos os jogadores devem lançar o pião, segundo uma ordem previamente sorteada. O jogador cujo pião ficar dentro do círculo a rodar por mais tempo é o vencedor do jogo.
Mas há mais formas de jogar ao pião! Podem também tentar empurrar para fora do círculo o pião que cair dentro dele. Sempre que um jogador conseguir retirar o pião de outro jogador, este ganha um ponto. O pião pode ser “orientado” pelo jogador que, depois de o pôr a dançar na palma da mão, ou dentro do círculo, tenta atirá-lo contra o seu rival, para o fazer sair fora do círculo. Cada jogo tem três séries de lançamentos, vencendo o jogador que obtiver mais pontos.
Macaquinho do Chinês: Pode ser jogado por três crianças, no mínimo
Um, dois, três, conta a criança de olhos tapados, e continua a dizer “macaquinho do chinês”. As outras crianças deverão correr enquanto a criança ainda tem os olhos fechados, mas quando esta os abrir, terão que ficar parados no lugar. Elas só se poderão mexer enquanto o “macaquinho chinês” estiver de costas voltadas. Ganha o jogo aquela que chegar primeiro ao “macaquinho do chinês”.
Saltar à Corda: Pode ser jogado individualmente ou com mais jogadores
É necessária uma corda para a criança saltar. Quem conseguir saltar mais tempo sem pisar, tropeçar ou falhar a corda é o vencedor do jogo. Quando há equipas (e uma corda maior), duas crianças balançam a corda para o resto das crianças saltarem. Cada equipa pode ter 3 elementos ou mais (incluídos os jogadores que seguram a corda). Vence o jogo aquela que permanecer mais tempo a saltar sem pisar, tropeçar ou falhar a corda.
Colher com Batata: Pode ser jogado por duas crianças, no mínimo
Cada jogador deve segurar uma colher pelo cabo com a boca. A batata é colocada na outra extremidade. Todos deve correr ao mesmo tempo por um percurso previamente definido. O jogador que deixar cair a batata é eliminado, vencendo aquele que primeiro chegar à meta, sem nunca deixar cair a batata.
Para tornar o jogo mais emocionante e divertido para as crianças pode fazê-lo com ovos!
Corrida de Sacos: Pode ser jogado por duas crianças, no mínimo
Os jogadores entram para dentro de um saco grande e maleável, seguram as pontas com as mãos e, vão a correr ou saltar em direcção à meta. O percurso é definido pelo júri e vence o jogo a criança que primeiro chegar à meta, dentro do seu saco.
Mata: Pode ser jogado por oito crianças, no mínimo
As crianças dividem-se em duas equipas e vence o jogo quem conseguir eliminar todos os adversários, alvejando-os no corpo (do pescoço para baixo) com uma bola. Um dos elementos de cada equipa vai ter o papel de “piolho”, responsável por lançar a bola. Os demais fiquem no meio do campo, na frente do “piolho”, para serem “caçados”. Uma parte do campo e o respectivo “piolho” situa-se no campo atrás da equipa contrária.
Para iniciar a partida, uma equipa tem de conseguir efectuar 3 lançamentos, sobrevoando a equipa adversária e chegando até ao “piolho” da sua equipa, sem que a bola seja interceptada pelos adversários. Após 3 lançamentos sem deixar cair a bola no chão ou que esta seja interceptada, a equipa pode tentar “matar” os adversários, tentando acertar-lhes a bola no corpo. Quando o primeiro elemento de cada equipa é alvejado, este troca de posição com o “piolho”. Os restantes elementos ao serem alvejados juntam-se ao segundo piolho e permanecem lá até ao fim do jogo.
Após os 3 lançamentos efectuados, sempre que a equipa recuperar a bola, antes de tentar alvejar os adversários, tem que fazer um lançamento até ao “piolho”. Isso deve ser feito sem a bola cair no chão ou ser tocada pelos adversários. O jogo termina quando todos os elementos de uma equipa foram alvejados e se encontram na zona do “piolho”. Vence a equipa que mantiver o maior número de elementos na sua área de jogo.
Mensagem: Pode ser jogado por seis crianças, no mínimo
Inicialmente, forma-se uma roda com todos os elementos. Uma criança inicia o jogo, transmitindo uma mensagem ao ouvido do colega que se encontra ao seu lado direito. Este passará a mensagem ao colega que estiver à sua direita. E assim sucessivamente, sendo a mensagem passada de um a um, para todos os elementos do grupo. Depois de ter passado por toda a roda, o último elemento a receber a mensagem diz em voz alta o que ouviu e o primeiro repete a mensagem inicial. Neste momento, comparam-se as duas mensagens, avaliando se são iguais e se fazem sentido. Este jogo destaca a importância da comunicação.
Escondidas: Pode ser jogado por duas crianças, no mínimo
No início do jogo, é seleccionada uma criança para contar até um determinado número. Enquanto este jogador conta, os outros escondem-se. Terminada a contagem, ele tenta encontrar as crianças escondidas e denunciá-las no “ponto de salvamento”, um local escolhido para este fim. Quem não for visto, pode tentar chegar ao “ponto de salvamento” e “salvar-se”, se disser rapidamente “1,2,3”, acrescido e o seu nome. O último jogador a ser visto pode ou não dizer “salva-todos”. A primeira criança a ser descoberta fica a contar na próxima partida do jogo.
Berlinde: Pode ser jogado por duas crianças, no mínimo
O jogo começa com as crianças a fazerem uma cova num campo de terra. Todos os jogadores fazem então um lançamento de berlinde (esfera de vidro ou metal de pequeno tamanho). Os berlindes devem tentar aproximar-se o mais possível da cova. Só depois de terem passado pela cova é que os jogadores podem tentar eliminar os adversários, ao tentar acertar nos seus berlindes. Quando o jogador é eliminado, se o seu berlinde tiver sido alvejado, aguarda que o jogo termine e só depois pode iniciar uma nova jogada.
Cabra Cega: Pode ser jogado por duas crianças, no mínimo
Este é talvez um dos jogos tradicionais que mais risadas provoca nos miúdos! Com apenas um lenço e muitos amigos, pode fazer-se este jogo. Uma das crianças é escolhida para ser a “cabra cega”, a quem os olhos são vendados com um lenço opaco e esta deverá andar pelo campo de jogo até conseguir apanhar um dos jogadores e identificá-lo. Quem á apanhado passa a ser a “cabra cega”.