Os brinquedos certos no primeiro ano de vida do bebé
Brincar é inato. Brincar é um comum a todos nós, desde que nascemos até à idade adulta. Brincar é muito mais do que uma mera atividade recreativa. É um processo educativo que influencia a forma como a criança desenvolve as suas competências, como comunica, como vê, interpreta e se relaciona com o mundo. É, também, uma forma de construir memórias e pontes para o passado.
O brinquedo é um estímulo para o desenvolvimento da linguagem, pensamento, concentração, motivação e atenção.
Enquanto brinca a criança desenvolve capacidades como a atenção, memória, espírito crítico, curiosidade, autonomia, imaginação, partilha, resolução de problemas e ação. Ao desempenhar papeis e integrar grupos, a criança aprende a interagir, a definir o seu papel social e a conhecer as regras.
Nos dois primeiros anos de vida, a criança vai adquirindo competências motoras e aumentando gradualmente a sua autonomia. A imitação e a repetição são as suas armas para explorar o mundo e testar as suas capacidades.
Começar a gatinhar é um passo de gigante na sua autonomia. No final do primeiro ano de vida, aprende as primeiras palavras e descobre o seu corpo através dos 5 sentidos.
A manipulação e exploração de objetos através dos sentidos, as tentativas para andar e o desenvolvimento das capacidades motoras abrem novos horizontes e despertam a criança para novas atividades.
Os brinquedos são a forma ideal para incentivar e explorar as conquistas que a criança vai alcançando a cada fase do desenvolvimento, motor, psíquico e emocional. Aproveite esses momentos para se divertir e conhecer melhor o seu filho. Brincar é mimar e partilhar, é mostrar disponibilidade e crescer de mãos dadas.
Quando escolher e/ou comprar brinquedos para o seu filho ou para oferecer a uma criança, tenha particular atenção à segurança e inspeccione-os cuidadosamente para garantir que não há nenhum perigo em potencial.
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