O tempo passa rápido de mais nas nossas vidas cada vez mais preenchidas. Onde foi o ano escolar 2018/2019? E onde se enfiaram as férias do Verão?!
Sofremos com a aproximação do final das aulas em Junho (ATL? Campos de férias, avós ao domicilio? Viagem em família?) mas no final de Julho quando vamos ao supermercado o mar que encontramos não é o Atlântico, são milhas náuticas de cadernos escolares empilhados até onde a nossa vista alcança.
Respiramos fundo. É que o Agosto e as merecidas férias ainda estão por vir.
Decidimos adiar enfrentar o Adamastor depois de passarmos uns dias a descansar e a evitar pensar no que aí vem.
Sei que as férias sabem sempre a pouco e que esses dias têm apenas 4 ou 5 horas, tal não é a velocidade que passam. Juntamos-lhe ainda a culpa de não saber viver o presente, o momento agora em pleno.
Pensavam que eram os únicos? Não!
Trago uma receita de 10 dicas para diminuir o stress do regresso às aulas e os sintomas da depressão pós ferias, que se juntam ambos no mês de Setembro.
Os sintomas da depressão pós férias mais comuns são: apatia, ansiedade, cansaço, falta de energia, incapacidade de se adaptar à rotina, desânimo, dores de cabeça ou até taquicardia. Neste estado de letargia, precisamos organizar pedidos de livros, listas de material escolar, passes de autocarro, roupas… Não é fácil e é tudo ao mesmo tempo.
Experimentem seguir estas dicas realmente úteis!
Não volte das férias no domingo para começar a trabalhar na segunda-feira seguinte
Pode parecer muito tentador estar mais um dia fora de casa, mas chegar a casa e ficar instantaneamente sem tempo para se preparar, assoberbado de tarefas, pode acabar em horas com a sensação de relaxamento que demorou tanto a conseguir. Dois dias seria o ideal para organizar a roupa, ajustar os horários das refeições e fazer as compras do quotidiano.
Reparta as férias ao longo do an
Isto é muito importante! Deve optar (se puder) por dividir os dias de férias para que “rendam” mais e não tenha de esperar longos meses. Junte feriados e tire um máximo de 10 dias úteis. Vai sentir-se muito menos cansado, aproveita melhor cada período e ainda ganha no regresso.
O poder dos pensamentos positivos
Encarar o regresso à rotina como uma travessia no deserto, é muito mais difícil física e psicologicamente do que trabalhar com pensamentos positivos. As férias não duram sempre, então pratique a resiliência e torne o regresso num processo normal, que até pode ser uma data para tomar decisões. Pessoalmente faço mais resoluções quando regresso de férias do que na passagem do ano!
Planear a próxima viagem
É uma dica que considero fundamental. Não pressupõe comprar voos ou ligar logo para a agente de viagens, trata-se de trocar os pensamentos maus por imagens boas: ver fotografias de lugares, planear ver aquele amigo que está longe, ver os preços dos parques temáticos que os miúdos pedem para ir, planear um mealheiro, etc. Se usou a Dica 2, vai reparar que não falta assim tanto tempo para as próximas férias.
Faça uma lista de tarefas quando chega a casa
Assim não vai perder o rumo, vai fazer por ordem de prioridades e vai sentir logo que não está apático.
Não beba café em excesso
Parece que não vamos sobreviver ao primeiro dia sem o dobro da cafeína que diariamente nos empurra para a frente, mas, é ilusão… Tanto café só nos vai deixar nervosos e com pouca capacidade de concentração.
Criar rotinas de sono nas crianças e adultos
Os adultos com mais um café ou menos um café conseguem sobreviver, mas as crianças que regressam à escola precisam de dormir um mínimo de 8 horas para absorver toda a informação dos primeiros dias. Dois dias antes do início das aulas devem regressar à hora normal de dormir. Seja implacável com os telemóveis, eles vão agradecer na manhã seguinte.
Por outro lado, não deixem dormir os miúdos até 15 minutos antes da hora de sair de casa porque coitados estão cheios de sono. Só vai levar a stress e correria matinal desnecessária.
Comprar material escolar em conjunto
Como se sentiria se de repente despejassem 2 sacos cheios de ferramentas do seu trabalho no meio do seu quarto? O melhor é pedir ajuda, mesmo que de início não queiram ir, vão acabar por se entusiasmar, nem que seja apenas porque os deixam escolher. O início das aulas também é um bom momento para remodelar o quarto ou o espaço de estudo, pois existem muitas campanhas a decorrer.
Não compre mais do que o necessário
Os manuais escolares podem ser gratuitos, mas os gastos nos restantes materiais podem arruinar o mês de Setembro a muitas famílias. Veja os folhetos das promoções e encomendem online, se não quiserem deslocar-se às grandes superfícies que não primam pela paz nesta altura do ano.
Comece a preparar lanches saudáveis
Férias que são férias envolveram muitos gelados, bolas de Berlim e poucas sopas. Então agarre num caderno e faça uma lista de lanches saudáveis, para que no dia a dia não tenha que pensar no assunto em cima da hora. Os alimentos são parte importante na concentração e foco, não esquecer!