Os pais têm um papel extremamente importante na preparação para a chegada do novo bebé. Embora geralmente haja um entusiasmo pela chegada de um novo irmão, é comum que haja algum ciúme e algumas reações mais exageradas na tentativa de chamar as atenções.
O que podem fazer?
- A chegada de um novo irmão
- Antes do nascimento: a gravidez
- A preparação para o nascimento
- Depois do nascimento: quando o bebé chega a casa
Depois de o bebé estar em casa, deve incluir o filho mais velho nas atividades diárias que envolvam o bebé. Isto é importante na medida em que ajuda a criança a adaptar-se às mudanças não se sentindo colocada de parte.
Algumas atividades em que pode deixar o seu filho mais velho ajudar: ajudar a tomar banho, a vestir, entreter o bebé na muda da fralda. Tudo isto são oportunidades para que os irmãos interajam de uma forma positiva.
Como referi anteriormente, existem diferentes formas da criança reagir, e se umas ficam entusiasmadas por ajudar a tomar conta do bebé e poder brincar com ele, outras não expressam tanto entusiasmo e interesse. Contudo, não é sinal de alarme e é importante que os pais não forcem. Este processo pode levar algum tempo e é natural que em algumas ocasiões particulares, a criança se sinta excluída (por ex. na amamentação).
Procure oportunidades de contacto privilegiado com o filho mais velho.
Por fim, é importante que os pais incentivem a criança a expressar os seus sentimentos, os seus desejos e receios face ao bebé, com vista a um maior ajustamento emocional.