As mudanças são normais na vida de qualquer ser humano, e qualquer transição pressupõe sempre um período mais ou menos longo de adaptação.
Porém, há um conjunto de transições que merecem particular atenção para evitar o seu impacto negativo, promovendo uma adaptação saudável.
- Como ajudar o seu filho a lidar com uma mudança de escola
- Como ajudar o seu filho a lidar com uma mudança de cidade
- Como ajudar o seu filho a lidar com uma mudança de País
- Aspectos a ter em conta na mudança de uma criança de escola/cidade ou País
Ajudar a lidar com uma mudança de cidade
Cada vez mais, nos dias que correm, muitas famílias mudam de cidade e, no meio de tantos novos desafios, surge também a necessidade de mudar os filhos de escola.
Além das indicações dadas relativamente à mudança de escola, tenha também em conta o seguinte:
- Faça um estudo prévio das escolas existentes e, se possível, visite-as antes de tomar a sua decisão. Conheça os projectos educativos, os espaços, as actividades e o que a escola tem para oferecer, de forma a fazer uma escolha consciente e responsável.
- Dê a conhecer, à criança, a sua nova cidade, de uma forma lúdica e divertida. Mostre-lhe os espaços bonitos e as actividades que poderá fazer ? no fundo, as vantagens. Se possível, faça também uma visita prévia à escola com ela, de modo a que não seja um ambiente completamente desconhecido quando as aulas iniciarem.
- Permita-lhe continuar a contactar com os seus amigos que tem na cidade de origem, visitando-os ou permitindo que eles a visitem. Pode, também, incentivar a criança a tirar fotografias para enviar aos amigos, escrever cartas ou enviar postais.
- Integre a criança numa (ou mais) actividade(s) do seu agrado, de forma a que possa conhecer outras crianças da sua idade e, assim, fazer novos amigos.