Disciplina positiva: porque é que funciona?
Se lhe perguntassem o que significa para si “disciplinar” o que responderia? Talvez corrigir? Endireitar? Ou então castigar, punir?
A maioria das pessoas provavelmente associará a disciplina ao ato de castigar ou corrigir ações que se considera serem negativas. Mas, e se lhe disserem que a disciplina pode ser sinónimo de ensinar? Soa bem, não soa? E além de soar bem, funciona!
Neste artigo vamos mostrar-lhe como pode deixar de considerar a disciplina como sendo sinónimo de “castigar” para passar a significar “ensinar”. Este pressuposto constitui a base da disciplina positiva.
A disciplina positiva assenta sobre os comportamentos e pressupõe que se ensine e reforce os comportamentos positivos, promovendo a extinção dos negativos sem magoar a criança verbal e fisicamente. Os problemas são abordados para que a criança aprenda a lidar com os mesmos de forma calma e com respeito por quem a rodeia.
- Para começar, considere que não existem más crianças mas apenas bons e maus comportamentos. Por exemplo, quando o seu filho exibe um mau comportamento, não lhe diga que ele é mau. Diga-lhe sim que o seu comportamento não é aceitável. Claro que o seu filho poderá dar-lhe uma resposta que não considera agradável mas pelo menos ficará com a consciência que não é uma má criança mas sim que o seu comportamento foi mau.
- Demonstre empatia para com o seu filho mas seja firme: ao explicar-lhe que o seu comportamento não é aceitável, diga-lhe que percebe que ele queria X ou Y, por exemplo. Repita-o se necessário, sempre de forma calma e firme e demonstrando sempre empatia pelos sentimentos do seu filho.
- Ao apontar um comportamento mau no seu filho, ofereça-lhe sugestões de correcção do mesmo. Por exemplo, se ele tiver insultado verbalmente outra criança, diga-lhe que devemos chamar nomes agradáveis às outras crianças e sugira-lhe que pode ir pedir desculpa.
- Não se poupe a elogios sempre que o seu filho demonstrar um bom comportamento para que ele se sinta motivado a repeti-lo.
- Trabalhe em soluções em conjunto com o seu filho: falem sobre os sentimentos do seu filho, falem dos seus sentimentos e finalmente cheguem em conjunto a uma solução que seja do agrado de ambos.
- Encare os erros como oportunidades de aprendizagem. Ao empregar os maus comportamentos do seu filho como ferramentas de aprendizagem do que eles tiverem de errado, oferecendo várias alternativas de comportamento, poderá estar a evitar que ele repita esse mau comportamento noutras ocasiões.
- Perante um comportamento negativo, ofereça escolhas ao seu filho. Por exemplo: o seu filho tirou um brinquedo ao primo. Pergunte-lhe se quer pedir-lhe desculpa e voltar a brincar com ele ou se prefere ficar sentado consigo até se sentir mais calmo. Desta forma, o seu filho vai sentir que tem controlo sobre a situação, que não é mau e que não está a ser castigado.
- Estabeleça limites claros e seja consistente na sua manutenção: sempre que a criança tentar ultrapassar limites lembre-lhos de forma calma mas firme. Não ceda mas seja sempre empático.
A disciplina positiva dá frutos a longo prazo. Esta abordagem tem em consideração os sentimentos, opiniões e aprendizagens das crianças e promove a sua autonomia. Ensina-lhes valores fundamentais como o respeito e consideração pelos outros e ensina-lhe competências sociais e para a vida.