Como fazer o desmame da chupeta? O uso da chupeta é um tema controverso que não reúne consenso entre os vários autores que estudam o assunto e mesmo entre os profissionais de saúde.
O uso da chupeta está contra indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), devido à sua interferência no aleitamento materno.
Deixar a chupeta nem sempre é fácil. Especialmente quando a criança lhe reconhece um efeito tranquilizador e adquire determinados hábitos de sucção.
Como fazer o desmame da chupeta?
Estratégias que podem ajudar os pais a lidar com o desmame da chupeta
1. A chupeta deve ser abandonada até aos 2 anos e meio / 3 anos no máximo (atualmente defende-se que a a chupeta só deve ser usada até 1 ano de idade).
No entanto, algumas crianças podem deixar a chupeta e substituí-la pelo chuchar no dedo. Este comportamento deve ser contrariado o mais precocemente possível.
2. Estabelecer uma data, em conjunto com a criança, para deixar a chupeta e começar a preparar esse momento progressivamente.
A chupeta não deve ser retirada de repente, de um dia para o outro. Primeiro, deve ser reservada para determinadas horas / atividades do dia até ao completo abandono.
3. Distrair a criança sempre que solicite a chupeta.
4. Criar um clima e sentimento de segurança à volta da criança, especialmente na hora de dormir, demonstrando que não há nenhum perigo e que está tudo bem.
5. Avisar em todos os contextos onde a criança convive que a chupeta foi retirada (cuidadores, avós, creche, …).
6. Não retroceder depois de tomada a decisão.
7. Se a criança usar chupeta aos 5 anos, deverá falar com o seu médico / pediatra.