Em 1991, em conjunto com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou medidas para incentivar o aleitamento materno, das quais se destaca a Iniciativa do Hospital Amigo dos Bebés, que elabora os “Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno”. Esta iniciativa propõe um conjunto de medidas com o objetivo de apoiar, proteger e promover o aleitamento materno.
No 9º ponto destas medidas, aconselha-se a não dar tetinas, bicos artificiais ou chupetas às crianças amamentadas ao peito. Esta medida confirma que o uso da chupeta está contra indicado pela OMS, pela sua interferência no aleitamento materno.
A chupeta nunca deve ser oferecida ao recém-nascido até a amamentação estar bem estabelecida, pois o bebé que pega bem na chucha pode ter mais dificuldade em fazê-lo com a mama.
Grande parte dos médicos só a aconselha quando o bebé já mama bem, e sempre com moderação na hora de dormir. Segundo o Pediatra Mário Cordeiro, a chupeta só deve ser usada como “último recurso, em períodos em que o bebé tem necessidade de chuchar e apenas quando vai dormir”*.
De acordo com a diretora do Serviço de Neonatologia do Hospital de São João, Hercília Guimarães, o ideal é utilizar a chupeta a partir do segundo mês de vida apenas para acalmar “o bebé que é muito exigente, que está sempre a chorar e procura mamar em tudo desde o dedo ao cobertor”.
Muito importante é que a criança “nunca seja obrigada a usar chupeta”*. Isto leva a uma diminuição da estimulação da mama e saída do leite, levando a uma menor produção de leite, cuja consequência é o desmame.
“Os pais devem proibir a chupeta enquanto não está estabelecida uma boa amamentação, pois o bebé que pega bem na chucha pode ter mais dificuldade em o fazer com a mama”, garante Hercília Guimarães, diretora do Serviço de Neonatologia do Hospital de São João*.
A idade a partir da qual se pode oferecer a chupeta ao bebé não é consensual entre os especialistas. Contudo, há alguns pontos para os quais todos convergem:
- A chupeta só deve usada depois de a amamentação estar completamente estabelecida;
- A chupeta deve ser usada com bom-senso e reservada aos momentos em que o bebé a solicitar para se tranquilizar como para adormecer ou quando está mais aborrecido ou doente;
- A partir dos 18 meses de idade o seu uso deve restringir-se à hora de dormir;
- O bebé não deve ser “obrigado” a aceitar a chupeta quando está aborrecido ou a chorar.
*In artigo Pediatras só recomendam a chupeta quando o bebé já mama bem, Diário de Notícias (online) de 18 outubro de 2009.