Hábitos de brincadeira entre pais e filhos
Televisão domina o tempo de brincadeira entre pais e filhos portugueses
Estudo realizado pela Marktest para a empresa TriNa e coordenado pela psicóloga clínica Cecília Galvão, revela que a principal atividade entre pais e filhos durante a semana é verem televisão.
Os pais afirmam sentirem-se frustrados por não terem mais tempo para os filhos e dizem ter dificuldade em lidar com o facto de negarem os pedidos dos filhos para brincarem com eles.
O estudo Hábitos de brincadeira entre pais e filhos portugueses visou assinalar o Dia da Família, celebrado no mês de maio e foi realizado em abril de 2016 através de inquéritos junto de 410 pais, com filhos entre os seis e os 12 anos de idade.
O objetivo do estudo era perceber os hábitos de brincadeira entre pais e filhos: o que fazem e quanto tempo fazem.
Algumas conclusões do estudo:
- Mais de 80% dos pais referem que a principal atividade familiar durante a semana é “verem televisão em conjunto”;
- A mesma atividade é referida, por quase 70% dos pais, como a principal forma de passar o tempo com os filhos ao fim-de-semana;
- 71,5% dos pais referem brincar com os filhos em casa durante a semana;
- As atividades ao ar livre aumentar durante o fim-de-semana.
- Atividades com os filhos
De acordo com os resultados deste estudo, estas são as percentagens das atividades desenvolvidas em conjunto, pelos pais e filhos, durante a semana:
- 83,2%: vê televisão;
- 71,5%: brinca com os filhos em casa;
- 44,6%: leem um livro em conjunto;
- 44,4%: joga um jogo;
- 40,2%: joga um jogo de computador ou consola;
- 31,7%: vai ao parque infantil;
- 28%: joga à bola ao ar livre;
- 27,1% anda de bicicleta;
- 26,3%: constrói um lego;
- 25,4%: monta um puzzle
- 19,5%: vai ao cinema;
- 11,2%: vai ao museu/exposição;
- 8,5%: anda de patins.
E ao fim-de-semana?
- 69,3%: vê televisão;
- 61,7%: brinca com os filhos em casa;
- 31,2%: leem um livro em conjunto;
- 41,7%: joga um jogo;
- 37,6%: joga um jogo de computador ou consola;
- 58,8%: vai ao parque infantil;
- 45,4%: joga à bola ao ar livre;
- 49% anda de bicicleta;
- 21,5%: constrói um lego;
- 22,5%: monta um puzzle
- 42,9%: vai ao cinema;
- 22%: vai ao museu/exposição;
- 13,2%: anda de patins.
De acordo com estes dados, o fim-de-semana é aproveitado para fazer mais atividades ao ar livre como ir ao parque infantil, jogar bola ao ar livre, andar de bicicleta ou andar de patins. Mas os pais também aproveitam o tempo livre para ir ao cinema ou visitar um museu com os filhos.
As boas notícias
Segundo a autora das conclusões do estudo “A televisão é uma fonte de conhecimento e de assuntos que podem ser conversados em família a partir dali”.
Os programas de vida selvagem ou culinária, desenhos animados e os concursos de cultura geral são boas sugestões de conteúdos para partilhar. “As perguntas de cultura geral são um bom exemplo porque permite à família participar no programa e discutir: “Será esta a resposta?”, “O que é que tu achas?”, ‘Quem é que sabe?‘”.
E as más notícias
Ocupar as crianças em frente à televisão, sem supervisão dos pais não é uma boa prática para a educação das crianças. “Para as crianças desta idade [entre os 6 e os 12], a televisão é também um modelo e, às vezes, são transmitidos modelos negativos às crianças sem que os pais se apercebam.
Quando se discute na TV de forma pouco educada, estão a licitar que aquilo se faça. E os pais às vezes não estão lá para comentar que aquela pessoa está a falar de forma incorreta. É nestas idades que se constroem os conceitos da moral, do bem e do mal“, destaca a investigadora.
A televisão é um modelo. As crianças pensam: “Este senhor é importante porque aparece na televisão. Se este senhor faz isto, então é a maneira de se fazer”.
Há pais frustrados por não brincarem mais com os filhos
O tempo para estar em família é escasso, especialmente durante a semana. O emprego, a escola e as tarefas domésticas são apontados como os grandes responsáveis para a falta de tempo.
Quando questionados sobre o tempo dedicado a brincar com os filhos, 37,6% dos pais referem dedicar entre 30 minutos e uma hora por dia, 28% dizem passar entre 1 e 2 horas.
Já 6 em cada 10 inquiridos consideram que passam o tempo suficiente com os seus filhos e 4 em cada 10 são da opinião que passam pouco tempo. Nenhum dos inquiridos referiu passar tempo a mais com o seu filho.
10 dicas para os pais brincar mais com os filhos
A psicóloga clínica Cecília Galvão deixa 10 dicas para os pais brincar mais com os filhos:
- Arrume a casa – sim, é verdade! Se tem de arrumar a casa, porque não pede o apoio ao pequeno ajudante lá de casa? Peça-lhe para organizar os objetos desarrumados por cores ou categorias e para coloca-los em locais diferentes.
- Dê um passeio – se estiver bom tempo e tiver um parque perto ou viver num bairro calmo, dê um passeio de 30 minutos com o seu filhote. Fale com ele sobre o seu dia, leve-os às cavalitas. O importante é passarem tempo juntos.
- Cozinhar a dois ou a mais! – sabia que as crianças adoram pôr a mão na massa? Mesmo que não pareça, assim que colocam a primeira vez, querem repetir! Tudo o que é rotina para os pais, pode ser um divertimento para os mais pequenos. Tenha apenas em atenção os utensílios que utiliza.
- Jogue à Prova-Cega – as crianças são curiosas e adoram saber tudo. Porque não vendar-lhes os olhos e fazê-los provar alguns alimentos. O desafio? Tem de adivinhar o que está a provar.
- Do It Youself – muitas vezes puxar pela imaginação é a única coisa necessária. Aquelas caixas de ovos, rolos de papel higiénico, entre outros materiais podem ser reutilizados para construir brinquedos novos.
- Criem a vossa história – todos os dias, antes de ir dormir, porque não constroem um bocadinho de uma história? Só precisam de definir o tema e dar asas à imaginação. Vá escrevendo todos os detalhes et voilá, tem um livro único e exclusivo da família.
- Aposte em brincadeiras express em casa – porque não brincar ao esconde-esconde ou à caça ao tesouro? Peça ao seu filho para descobrir um objeto, que para ele será um tesouro, e será uma verdadeira festa lá em casa quando o encontrar!
- Faça exercício em família – faça uma competição saudável. Vistam o fato de treino e façam um treino muito simples de apenas 10 minutos. É divertido e ainda podem terminar a atividade com grandes risos e cócegas à mistura!
- Construa um Puzzle – deixe o seu filho escolher um puzzle que goste e iniciem juntos essa construção. Todos os dias construam um bocadinho mais.
- Surpreenda-o – muitas vezes as crianças estão fechadas no seu mundo, seja a ver TV ou a jogar num computador. Por isso devem ser surpreendidas pelos pais. Coloque uma música que eles adoram e dance com eles. São 4 minutos de pura diversão e brincadeira.